A Polícia Federal, em ações distintas realizadas no Aeroporto Internacional de São Paulo, nesta quinta-feira (10/10), prendeu quatro pessoas que embarcariam para a França, com droga no estômago, uma estrangeira com droga dentro de edredons e outras três encontradas em uma residência utilizada para cooptação e preparo de pessoas para engolirem cápsulas com drogas.
Policiais federais, no âmbito da Operação Delay Travel, cumpriram na tarde da quinta-feira (10), mandado de busca em uma residência localizada na zona leste de São Paulo e prenderam quatro pessoas que estavam no local. Um dos presos, uma mulher de 20 anos de idade, estava com a droga já dentro do aparelho digestivo.
Na residência foram encontradas cápsulas contendo cocaína (cerca de 1 kg), passaportes, comprovante de reserva de viagem aérea, mala de viagem já arrumada e medicamentos que auxiliam na manutenção das cápsulas dentro do corpo. A presa que estava com a droga no aparelho digestivo, embarcaria para a França no mesmo dia. O responsável pela residência, que também é enfermeiro, ao receber os policiais federais, resistiu a abrir o portão do local, sendo necessário o uso da força.
Em outras quatro ações, estas realizadas junto aos passageiros que pretendiam embarcar em voos internacionais, foram presos, pelos policiais federais que operam os aparelhos de scanner corporal e raio-x, três homens, que embarcariam para a França com droga dentro do aparelho digestivo e, com o auxílio dos cães farejadores, uma mulher nacional da Letônia, que embarcaria para Portugal, com quase 9 kg de cocaína ocultos dentro de edredons.
De janeiro a 11 de outubro de 2024, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos, 474 pessoas, 51% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (314 prisões). Essa quantidade de presos por tráfico de drogas, já supera o total anual de todos os anos anteriores, neste aeroporto.
Esse aumento foi impulsionado pelas prisões de 153 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo (de janeiro a 11 de outubro).