Início Prefeitura de São Paulo PMSP recebe empresa Vital Strategies para tratar de projeto de combate aos...

PMSP recebe empresa Vital Strategies para tratar de projeto de combate aos efeitos das mudanças climáticas

Foto: Reprodução site PMSP

Com o objetivo de fortalecer parcerias que melhorem as condições de vida da população paulistana, a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), receberam a visita de representantes da Vital Strategies, uma organização global de saúde pública, neste dia 26 de maio. A delegação se reuniu com autoridades municipais e técnicos na sede da Prefeitura para avançar no projeto da “Parceria para Cidades Saudáveis”. O projeto tem por objetivo apoiar a prefeitura em estudos e diagnósticos sobre os efeitos do calor extremo, resultado das mudanças climáticas e em alternativas de adaptação da cidade

 

São Paulo é uma das primeiras das cidades membro da rede Partnership for Healthy Cities, integra hoje um grupo de 74 municípios que recebem apoio técnico e financeiro para planejar e executar intervenções voltadas à prevenção de doenças não-transmissíveis (DNT´s) e à promoção da saúde urbana. “São Paulo é uma metrópole com muitos desafios. Sabemos inclusive que não existe uma única solução para toda a cidade. Então buscamos parcerias e investimentos que possam melhorar as condições de nosso município, em especial de nossa população, de forma concreta, sem perder de vista o que pode iluminar outras cidades”, comenta a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra.

 

A iniciativa reforça o compromisso da capital paulista com a Agenda 2030 e acordos internacionais como o Global Cooling Pledge (Compromisso com o resfriamento global) da ONU, e conta ainda com o apoio da Bloomberg Philanthropies e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Contexto do Projeto

Nossa capital enfrenta desafios crescentes com o aumento das temperaturas, que impactam principalmente idosos e populações vulneráveis. A ideia é que o projeto contemple a instalação de sensores em locais estratégicos para coletar dados sobre microclimas urbanos. Além disso, a elaboração de um guia com diretrizes para adaptação de espaços públicos de conforto térmico (priorizando parques e áreas verdes), campanhas de comunicação para engajar a população e divulgar resultados. A Vital Strategies destinará investimento para as ações iniciais, que incluem também oficinas com comunidades e gestores públicos.

 

Cúpula em Paris

A agenda em São Paulo faz parte de tratativas já iniciadas em 2024, além disso, entre os dias 18 e 21 de março, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretarias Municipal de Relações Internacionais (SMRI)), marcou presença no Partnership for Healthy Cities Summit (PHCS), na cidade de Paris, França. O encontro reuniu líderes e autoridades municipais de diversas partes do mundo para discutir práticas inovadoras que promovem cidades mais saudáveis, seguras e sustentáveis. Organizado pela Vital Estrategies, Bloomberg Philanthropies e a OMS, o evento teve como foco a prevenção de DNTs, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, responsáveis por mais de 80% das mortes globais.

 

Mudanças Climáticas e Conforto Térmico

Com o aumento das temperaturas máximas, os dados mostram uma tendência preocupante, de impactos significativos na saúde, especialmente entre idosos. Dados das estações meteorológicas oficiais mostram que as áreas centrais e as densamente urbanizadas das periferias registram temperaturas até 10°C mais altas do que regiões com maior cobertura vegetal ou próximas a reservatórios de água.

 

Diante desse cenário, a Prefeitura tem trabalhado para ampliar a coleta e análise de dados das temperaturas e a sua relação com a saúde pública em diferentes áreas da cidades, com o objetivo de subsidiar as políticas públicas com as variáveis climáticas. Além disso, o projeto visa consolidar uma rede de áreas verdes e parques que ofereçam conforto térmico durante períodos de calor extremo, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos cidadãos.

 

Sobre a Parceria para Cidades Saudáveis

A Parceria para Cidades Saudáveis é uma rede global de prestígio, que conta com 74 cidades comprometidas em salvar vidas ao prevenir DNTs e outras formas de lesões que impactam a saúde pública. Apoiada pela Bloomberg Philanthropies, em parceria com a OMS e a organização global de saúde Vital Strategies, a iniciativa permite que cidades de todo o mundo ofereçam uma política pública de alto impacto e de intervenção programática para a redução das DNTs e lesões graves em suas comunidades. Para mais informações visite: Link.

 

Sobre a Vital Strategies

Presente em mais de 70 países, a Vital Strategies é uma organização que atua na promoção de políticas públicas em parceria com governos e sociedade civil com o objetivo de enfrentar os principais desafios da saúde pública. Suas estratégias são baseadas em evidências para enfrentar desafios urbanos e os novos desafios da modernidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui