AECIPP aposta na capacitação em IA para fortalecer cultura de inovação

Em mais uma iniciativa voltada à inovação e à transformação digital, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), em parceria com a escola de tecnologia Digital College, promoveu uma turma do curso ChatGPT Pro. Desta vez, 20 profissionais estratégicos de empresas associadas participaram da capacitação sobre Inteligência Artificial Generativa.

O treinamento aconteceu na Digital College e teve como foco apresentar, na prática, como a IA pode ser usada para automatizar processos, otimizar rotinas e aumentar a produtividade em diferentes áreas corporativas. Com essa nova edição, já são dezenas de profissionais qualificados dentro do Complexo Industrial do Pecém — uma região estratégica para o desenvolvimento econômico do Ceará.

“As empresas que estão investindo na qualificação dos seus times para a era da inteligência artificial já começam a se destacar no mercado. A IA não é mais uma tendência: é uma realidade presente nas mais diversas profissões, e quem estiver preparado vai sair na frente. Nosso papel é ajudar a preparar esses profissionais com as ferramentas certas para essa transformação”, afirma Daniel Monteiro, especialista em IA da Digital College.

De acordo com dados da consultoria PwC, a inteligência artificial deve contribuir com até US$ 15 trilhões para a economia global até 2030, impulsionando a produtividade, a inovação e a eficiência em setores como indústria, comércio, serviços, saúde e tecnologia. Ainda segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2027, mais de 85 milhões de postos de trabalho podem ser impactados ou transformados pela IA, reforçando a urgência da qualificação profissional.

Os participantes da nova turma do ChatGPT Pro vivenciaram técnicas avançadas como engenharia de prompt, uso multimodal, personalização de modelos e automação de tarefas, tudo voltado à realidade empresarial.

“O curso foi uma excelente oportunidade de aprendizado. A capacitação mostrou, de forma prática, como a inteligência artificial pode ser aplicada no dia a dia corporativo. Esses ensinamentos certamente abrem novas possibilidades para aumentar a produtividade, automatizar tarefas operacionais e tornar nossos processos internos mais ágeis e eficientes. Sem dúvida, essa iniciativa contribui para fortalecer a cultura de inovação nas empresas associadas à AECIPP”, destacou Ian Corrêa, vice-presidente de Operações do Grupo Aço Cearense.

A iniciativa segue fortalecendo o ecossistema de inovação no Ceará, garantindo que os profissionais que atuam no Complexo do Pecém estejam alinhados com as principais transformações tecnológicas do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui