Estações do Metrô de São Paulo recebem pontos de coleta de lixo eletrônico durante a Virada Sustentável 2025

Green Eletron Lixo Eletrônico 2

São Paulo, outubro de 2025 – Até 21 de novembro, 14 estações do Metrô de São Paulo recebem pontos de coleta para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis. A iniciativa integra a programação da Virada Sustentável e é promovida pela Green Eletron em parceria com a Coopermiti e o Metrô de São Paulo. Esta será a 5ª edição da campanha, que tem como objetivo ampliar o acesso da população Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), incentivando o descarte adequado e a reciclagem desses resíduos. Em 2024, a ação coletou 2,6 toneladas de resíduos eletroeletrônicos durante o período da campanha.

Os coletores estão posicionados e devidamente sinalizados dentro das estações participantes. Podem ser descartados equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte, além de pilhas e baterias portáteis. Todo o material recolhido é encaminhado para triagem e reciclagem, garantindo a reinserção das matérias-primas na cadeia produtiva.

“A campanha mostra que, quando oferecemos pontos de coleta acessíveis, a população responde de forma muito positiva. Cada equipamento descartado corretamente evita impactos ambientais negativos e contribui para que matérias-primas retornem à cadeia produtiva. É um movimento coletivo em prol da sustentabilidade e da economia circular”, afirma Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.

Sobre a Green Eletron

A Green Eletron é uma entidade gestora de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas. A organização sem fins lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), auxilia as empresas no atendimento legal da Lei 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio da gestão de um sistema coletivo, no qual representa um grupo de empresas (fabricantes, importadores e distribuidores) associadas. O foco do programa é o descarte de consumidores domésticos.

Sobre a Coopermiti

A Coopermiti, cooperativa sem fins lucrativos conforme a Lei 5.764/71, é uma central de triagem de resíduos eletroeletrônicos pioneira no Brasil a ser conveniada com um órgão de gestão pública para essa finalidade, e que também atua na triagem dos resíduos recicláveis secos. Com um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente implantado e implementado em conformidade com as normas ambientais, desenvolve e opera soluções para o desfazimento do lixo eletroeletrônico e dos resíduos recicláveis secos, utilizando-se desse processo para realizar um trabalho de inclusão social, inclusão digital, capacitação, educação ambiental e cultura.

Sobre o Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo conta com 104 km de extensão e 63 estações, por onde passam cerca de 3 milhões de pessoas por dia. Faz um interessante trabalho de conscientização ambiental com os seus passageiros e é um meio de transporte sustentável, rápido e seguro.

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui