Leonardo Siqueira (NOVO-SP) já havia denunciado Mendes por acúmulo de cargos em estatais e órgãos públicos

O deputado estadual Leonardo Siqueira (NOVO-SP) protocolou representação no Tribunal de Contas da União (TCU) contra a indicação de Pietro Adamo Sampaio Mendes, atual Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, para o cargo de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo a denúncia, a manobra cria conflito de interesses: Mendes seria ao mesmo tempo o responsável por formular a política no Ministério de Minas e Energia e por fiscalizar sua execução na ANP, o que viola a Lei das Agências Reguladoras e compromete a independência da agência
.
“Conseguimos afastar Pietro Mendes quando ele acumulava cargos no Ministério de Minas e no conselho da Petrobras. Agora querem repetir a mesma manobra na ANP — ele formula a política e, ao mesmo tempo, fiscaliza sua execução. Isso é inaceitável. Acionamos o TCU porque agência reguladora tem que ser independente, não extensão do governo.” — afirmou Leonardo Siqueira.
O parlamentar pede que o TCU determine a desincompatibilização imediata do cargo de Secretário antes da posse como diretor da ANP, sob pena de nulidade do ato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui