Após dois meses do seu lançamento, o ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários ativos. A marca supera o tempo que o TikTok e o Instagram demoraram para alcançar esse número, que foi de, respectivamente, nove meses e dois anos e meio. Com a repercussão da novidade, uma das principais discussões no setor tech atualmente é sobre como a ferramenta pode ajudar desenvolvedores web.
Lançada em novembro de 2022, o chatbot com Inteligência Artificial (IA) foi criado pela empresa OpenAI e é baseado no modelo de linguagem Generative Pretrained Transformer, no qual utiliza técnicas de deep learning com o objetivo de fornecer respostas humanizadas aos usuários. O vocabulário da plataforma é estimado em 10 bilhões de palavras de diferentes idiomas.
Segundo Alexandre Tibechrani, General Manager da Ironhack, referência global em ensino de tecnologia, o recurso oferece diversas possibilidades aos programadores. “Além de melhorar o atendimento ao cliente e fazer pesquisas extremamente rápidas, o ChatGPT pode escrever códigos em linguagens de programação como Python, JavaScript, Java e outras menos utilizadas pelas empresas no Brasil. Ou seja, a ferramenta é capaz de ajudar o desenvolvedor tanto no debugging, no resumo de informações e na resolução de problemas, como construindo um site com uma única solicitação”, afirma.
No entanto, apesar de possuir essas vantagens, a plataforma não tem 100% de precisão e muitas vezes não consegue atender a todos os possíveis usuários ao mesmo tempo, uma vez que muitos dos seus dados são básicos. Com isso, o chatbot não tem a capacidade de desenvolver um código complexo, como de um site bancário, ou garantir que não haverá bugs e será totalmente seguro, de fácil manutenção e bem documentado.
Para Tibechrani, um futuro em que o ChatGPT possa construir a estrutura de um programa e aplicar alterações ainda está muito distante. “Programadores novos podem ficar tentados a usar o ChatGPT para fazer o básico, mas o desenvolvimento para web se baseia muito em criatividade aplicada a lógica. Mesmo com a expansão da tecnologia, ele nunca poderá pensar por si só e entender emoções humanas profundas, experiências pessoais ou contextos comerciais”, diz.
Nesse sentido, o executivo ressalta que a ferramenta deve servir como um complemento ao setor de tecnologia, inclusive na criação de novas funções, como especialistas em IA. “Com sua expansão e melhoria, a expectativa é que a plataforma cuide de tarefas mecânicas e automatize processos e aqueça o mercado ao deixar os colaboradores com funções estratégicas e complexas, gerando produtos e serviços inovadores em um período menor de tempo”, finaliza.
Sobre a Ironhack
A Ironhack é referência global em ensino de tecnologia. A escola nasceu com o objetivo de revolucionar o mercado de educação em tecnologia com uma metodologia de bootcamps orientada pela demanda das empresas. A Ironhack oferece experiências imersivas de aprendizagem em formatos flexíveis, sendo os principais cursos bootcamps em Desenvolvimento Web, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersegurança.
Com mais de 10 mil estudantes de todo o mundo, a Ironhack possui campus em São Paulo, Madrid, Barcelona, Miami, Paris, Cidade do México, Berlim, Amsterdam e Lisboa. A escola também faz a ponte entre empresas e profissionais, auxiliando nas contratações e treinamentos, entre as marcas estão: Microsoft, Visa, Capgemini, Siemens e Santander. Mais informações: https://www.ironhack.com/br