Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a Rede de Museus-Casas, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e geridas pela Organização Social Poiesis, uniram-se em uma parceria para proporcionar a doação de mais de 700 livros de tradução e de ensaio, todos gratuitos para passageiros dos Transportes Metropolitanos.
Nesta terça-feira (29/10), das 11h às 13h, os passageiros que circularem pela estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM e pelo Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU poderão ganhar um livro novo. Serão distribuídos 200 exemplares em cada ponto de doação.
Além disso, mais de 300 livros serão doados para o reabastecimento das estantes e gelotecas localizadas em 26 estações da CPTM e nove terminais e estações do VLT da EMTU.
Todos os exemplares são novos e editados com apoio da Rede de Museus-Casas, formada pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade. A parceria tem como objetivo celebrar a data e conscientizar os passageiros sobre a importância da leitura para estimular a criatividade, contribuir com o crescimento do vocabulário, melhora na escrita e proporcionar conhecimento em diversos assuntos.
Dia Nacional do Livro – Celebrado no dia 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro é uma homenagem à Biblioteca Nacional do Brasil, fundada nesse mesmo dia em 1810, com a mudança do acervo da Real Biblioteca Portuguesa para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
Serviço:
Doação de livros
Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi da CPTM
Data: 29 de outubro
Horário: 11h00 às 13h00
Endereço: Rua Bento Teobaldo Ferraz, 119 – Barra Funda, São Paulo – SP (área da CPTM)
Terminal Jabaquara da EMTU
Data: 29 de outubro
Horário: 11h00 às 13h00
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n – Jabaquara – São Paulo – SP
Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.
Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932
Sobre a Rede de Museus-Casas – Formada pela Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, a Rede de Museus-Casas está localizada em pontos estratégicos e de grande movimentação da capital paulista, oferecendo programação gratuita no campo das artes, da literatura, tradução, gestão cultural e patrimônio arquitetônico.
A Rede de Museus-Casas é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis. Os três museus desenvolvem agendas conjuntas e com as especificidades de cada um, já que têm relação com os patronos, grandes escritores que protagonizaram movimentos de vanguarda: Mário de Andrade e Guilherme de Almeida entre os mentores do Modernismo dos anos 1920; e Haroldo de Campos, um dos criadores da Poesia Concreta na década de 1950.
Sobre a Poiesis – A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual, e de difusão da língua e da literatura.
Superintendente de Comunicação e Desenvolvimento Institucional
Renata Schermann
Coordenadora de Comunicação
Angela Kina
Assessoria de Imprensa