A São Paulo Oktoberfest, um dos eventos mais esperados do calendário cultural paulistano, que ocorrerá no Parque Villa Lobos de 10 a 20 de outubro, será um dos principais palcos para a comemoração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, celebrado oficialmente nesta semana, no dia 25 de julho.
“A 7ª edição da São Paulo Oktoberfest será uma homenagem vibrante a essa história bicentenária. Planejamos uma programação especial que incluirá gastronomia típica alemã, exposições, diversidade musical, dança e oficinas culturais”, antecipa Walter Cavalheiro Filho, fundador e presidente da São Paulo Oktoberfest.
Alexander Seitz, Embaixador da São Paulo Oktoberfest e Chairman da Volkswagen América Latina, destaca a profunda e frutífera integração entre as culturas brasileira e alemã no contexto dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. “Essa parceria tem sido um exemplo de sucesso, refletido no significativo impacto econômico e cultural da comunidade alemã no Brasil”. Ele lembra que o polo industrial alemão em São Paulo é o maior do mundo fora da Alemanha, evidenciando a força desta colaboração.
O Bicentenário da Imigração Alemã
O início dessa longa e rica história de imigração ocorreu em 1824, quando um grupo pioneiro de alemães desembarcou no Brasil a bordo do navio Germania. Esses imigrantes iniciais se estabeleceram no Rio Grande do Sul e, posteriormente, em 1827, outros chegaram ao estado de São Paulo pelo porto de Santos a bordo do navio Galera Holandesa Maria. Esses colonos foram fundamentais no desenvolvimento agrícola, especialmente nas lavouras de café das regiões de Santo Amaro e Rio Claro.
Ao longo dos séculos XIX e XX, cerca de 300 mil alemães chegaram ao Brasil, desempenhando papéis vitais em diversas áreas, como agricultura, indústria, comércio, arquitetura e artes. A Hospedaria de Imigrantes do Brás e do Bom Retiro registrou mais de 27 mil matrículas de alemães entre 1887 e 1978, evidenciando a significativa presença teutônica na capital e no interior paulista. Esses imigrantes não apenas se adaptaram ao Brasil, mas também preservaram suas tradições culturais, mantendo vivas as danças, costumes e a língua alemã. Essa rica herança cultural continua a influenciar a sociedade brasileira até hoje.
“Ao buscarem melhores condições de vida no Brasil, os imigrantes alemães trouxeram sua cultura, idioma e gastronomia e fundaram instituições que logo depois se tornaram uma parte integral da sociedade brasileira. A celebração deste ano reforça os fortes laços de amizade e história conjunta entre nossos países”, comenta a cônsul-geral em São Paulo, Martina Hackelberg.
Atualmente, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) conta com 800 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Juntas, essas empresas geram cerca de 10% do PIB industrial brasileiro e empregam 250 mil pessoas diretamente.
Parceria Inédita com a Oktoberfest de Munique
A São Paulo Oktoberfest faz parte do calendário oficial de grandes eventos da cidade e está fortalecendo suas raízes e autenticidade com uma parceria inédita com a tradicional Oktoberfest de Munique.
Em maio de 2024, a São Paulo Oktoberfest firmou um acordo histórico com autoridades do Estado da Baviera e com a Prefeitura de Munique, visando fortalecer os laços culturais e turísticos entre São Paulo e a Baviera e promover uma colaboração ainda mais efetiva entre as duas celebrações da cultura alemã. O Governo da Baviera programou, inclusive, a participação de uma delegação composta por autoridades, empresários e representantes da comunidade bávara para participar da abertura oficial da São Paulo Oktoberfest.
Celebrando a Herança Alemã na São Paulo Oktoberfest
Uma das principais atrações do festival deste ano será a exposição “Jornada para o Brasil: história das migrações de povos de língua alemã”, desenvolvida pelo Prof. Dr. Martin N. Dreher e Erny Mügge. A exposição destacará as contribuições dos imigrantes alemães e suas influências na sociedade brasileira e conta com o apoio da marca Bosch. Além disso, haverá apresentações de dança tradicional e uma série de atividades interativas para todas as idades.
A São Paulo Oktoberfest conta com o apoio institucional de entidades alemãs como a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), o Consulado Geral da República Federal da Alemanha, a Representação do Estado da Baviera no Brasil, o IBA – Instituto Sócio-Cultural Brasil-Alemanha, além da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e da São Paulo Turismo (SPTuris).
Ao longo de suas seis edições na capital paulista desde 2017 (em função da pandemia, não aconteceu a edição de 2020), a São Paulo Oktoberfest já movimentou um público total de 450 mil visitantes e gerou para o turismo local cerca de R$ 100 milhões, além de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Sobre a IMM
No mercado há mais de 10 anos, a IMM, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento, é referência em entretenimento ao vivo para o público e marcas, e seu portfólio é seu maior diferencial. Vai do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, aos musicais da Broadway de primeira classe, passando pelo Cirque du Soleil, pelo maior festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo, e pelos consagrados São Paulo Fashion Week e São Paulo Oktoberfest.