O mundo corporativo está em constante transformação, e para se manter relevante no mercado de negócios é essencial que os executivos estejam preparados para enfrentar mudanças de rota dentro dos cenários mais adversos. Definir estratégias e estabelecer metas compatíveis com a realidade do setor é crucial para o sucesso da gestão. Com isso, planejamento estratégico se faz uma solução eficiente, indo além de uma simples tarefa periódica, sendo base para o crescimento e a sobrevivência das empresas.
Os desafios incluem desde a adaptação às demandas do mercado até a incorporação de inovações tecnológicas, tornando a definição de estratégias assertivas indispensável. Contudo, não basta apenas traçar o caminho. É necessário garantir que o plano seja executado com eficácia e que haja engajamento de todos os envolvidos.
O sucesso no desenvolvimento dessa potente estratégia requer uma preparação sólida, engajamento e uma abordagem flexível. A seguir, três dicas essenciais para otimizar o planejamento de forma eficiente nas empresas.
Preparação e Análise
A fase inicial de qualquer planejamento estratégico deve ser a preparação minuciosa e a análise aprofundada do cenário em que a empresa opera. Prepare-se adequadamente para definir ou revisar estratégias empresariais. Utilize a experiência e o conhecimento dos executivos e especialistas para analisar tendências, identificar desafios e calibrar processos de inovação. Isso garantirá que decisões sejam bem fundamentadas e pragmáticas. Com uma análise cuidadosa, é possível calibrar as ações de forma que estejam em sintonia com a realidade do mercado e as necessidades internas da empresa.
Engajamento e Execução
Assegure o engajamento total das pessoas na execução das estratégias. Realize oficinas executivas com lideranças e principais envolvidos, e monitore constantemente os ajustes necessários devido às dinâmicas internas e externas. Isso manterá a conexão entre a estratégia e a gestão diária da empresa.
Abordagem Dinâmica e Assertiva
Adote uma abordagem dinâmica e assertiva para lidar com mudanças aceleradas no ambiente competitivo, pressões por inovação e mudanças nos hábitos de consumo. Coloque o cliente no centro do processo, mas também considere os interesses de acionistas, colaboradores, governo e sociedade para garantir uma execução eficaz do planejamento estratégico.
* Vice-Presidente para Saúde e Farma, Saneamento, Educação e Serviços Públicos da Falconi, Vinicius Brum, e Diretor de Saúde, Segurança, Educação e Serviços Públicos da Falconi, Mauro Eustáquio Soares
Sobre a Falconi
Fundada no Brasil há quatro décadas, a Falconi é uma consultoria de gestão empresarial e de pessoas que usa tecnologia de ponta e inteligência de dados para acelerar a geração de valor sustentável para seus clientes. Com projetos em mais de 40 países, atua em 50 diferentes segmentos da economia, diferenciando-se pela capacidade de implementação de projetos em nível estratégico (estratégia, modelo de negócios e estrutura organizacional), tático (implementação e alinhamento de processos e metas) e operacional (alinhamento e acompanhamento de operações).