O sol bate forte na areia de Copacabana. Gritos da torcida se misturam ao apito do juiz e ao barulho da bola correndo na areia. Para quem vê de fora, é mais um jogo da II Copa Rio de Futebol de Praia. Para Odair De Souza Vianna, 57 anos, tenente-coronel da Polícia Militar e presidente do Embalo F.C., é a realização de um sonho que começou há quatro décadas, quando ainda era apenas um garoto da comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira.
“Comecei bem jovem, vendo jogos do Embalo. Aos 15 anos entrei para a categoria infantil. Sempre gostei de esportes, apesar de morar na comunidade. Minha mãe fazia questão de me incentivar, justamente para que eu não ficasse ocioso”, recorda. Além da bola na areia, passou pela natação, basquete e futebol de campo. “O esporte abriu a minha mente para um mundo que eu nem sabia que existia.”
Hoje, do lado de fora da quadra, Odair vive outra fase: a de comandante do clube que ajudou a formar sua identidade. “Ver a nossa equipe competindo, sobretudo nas categorias de base, é a realização de um sonho da diretoria. A nossa meta não é formar jogadores. A nossa meta é inserir os jovens da comunidade em um ambiente social saudável, mantendo contato com pessoas, acolhendo e dando exemplos. Não formamos atletas, tentamos formar cidadãos.”
As lembranças da própria juventude dão a medida da importância de um torneio como a Copa Rio. “Me mostram hoje o quanto me ajudaram: quantas amizades eu fiz e, a partir dessas vivências, como transformações me ocorreram. Através dessa experiência sócio-esportiva, os jovens têm a percepção de que podem ser o que quiserem. Basta ter força de vontade, dignidade e respeito.”
Ao falar, Odair não esconde a emoção. Ele acredita que cada partida é uma chance de plantar sementes que vão florescer dentro e fora da comunidade. “Plantando o bem, nós os dirigentes, os realizadores e esses jovens, iniciantes desportistas, semearemos coisas boas, com certeza.”
Na experiência de militar e ex-jogador de base, Odair se coloca como exemplo vivo para quem ainda duvida do poder transformador do esporte. “Olhem pra mim: eu era um de vocês há 40 anos. Não fui jogador profissional, mas o esporte abriu minha mente para um mundo que eu nem sabia que existia. Foco, força e fé, é a minha mensagem final.”
O projeto tem patrocínio oficial da Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. A realização é da LEP Produções em parceria com a AEFPERJ (Associação das Equipes de Futebol de Praia do Estado do Rio de Janeiro) e a Excess Produções.
Serviço:
Datas das competições:
- Sub-15 Social: 16/08 a 06/09
- Sub-17 e Amador: 13/09 a 18/10
- Master +50: 25/10 a 22/11
- Feminino: 29/11 a 13/12
- Grande Final – Encerramento: 20/12