Competências como coesão, progressão temática e adequação ao tema se destacam entre as redações mais bem avaliadas
O Brasil envelhece em ritmo acelerado, e os impactos desse movimento já estão no centro de debates sobre previdência, trabalho, saúde e convivência entre gerações. Esse cenário foi proposto aos jovens no tema da redação do Enem: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Entre milhões de inscrições, cerca de quatro mil estudantes do Marista Brasil participaram do exame e grande parte alcançou notas acima de 900, de norte a sul do país, evidenciando não apenas domínio da escrita, mas também capacidade de análise crítica sobre um dos principais desafios da sociedade contemporânea.
Em um contexto no qual a redação do Enem se consolidou como um dos principais filtros de acesso ao ensino superior, os resultados reforçam a importância de uma educação que forme leitores atentos ao mundo. Ao refletirem sobre o envelhecimento da sociedade brasileira, os jovens demonstram que também têm contribuições relevantes para debates que, muitas vezes, ficam restritos a especialistas e gestores públicos.
Os resultados também se materializam nas trajetórias individuais dos estudantes. Um dos exemplos é o da aluna Yasmin Luquez Souza, do Colégio Marista São José Barra, no Rio de Janeiro, que alcançou 960 pontos na redação. Para ela, o acompanhamento pedagógico foi decisivo ao longo do percurso. “Estou no Colégio desde a alfabetização, e terminar o terceirão com a felicidade de alcançar essa nota é uma coisa muito gratificante. Tudo que foi proposto fez a diferença, principalmente a presença dos professores, que estavam disponíveis para dar feedbacks e nos ajudar a aprimorar nossa escrita”, destaca.
Já para Vitória Carvalho Macedo, aluna do Colégio Alexander Fleming, em Campo Grande, que também alcançou a nota 960 e irá concorrer a vagas em Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecânica, um dos principais motivos da nota foi a reflexão sobre a falta de preparo do Brasil para lidar com o envelhecimento da população. “É sempre bom estar por dentro dos desafios e mazelas do país em que vive para conseguir se posicionar do jeito certo nos textos argumentativos. Além disso, foi essencial ter uma visão crítica sobre o tema, porque isso torna o texto mais sensível e aproxima a argumentação da realidade.”
Esse desempenho reflete um processo formativo pautado na leitura, no debate e na reflexão contínua sobre temas contemporâneos. A preparação dos estudantes envolve contato frequente com atualidades, incentivo à escuta, desenvolvimento da empatia e estímulo à escrita autoral, elementos que permitem ao jovem ir além do texto decorado e construir argumentos conectados à realidade brasileira.
Para Rafael Rodrigues, coordenador socioeducacional responsável pelo Ensino Médio do Marista Brasil, o resultado geral se dá a partir de uma construção ao longo de toda a trajetória, dentro de uma proposta pedagógica que valoriza leitura do mundo, argumentação e sentido para aquilo que se aprende. “Para nós, o mais importante é que esses resultados caminhem junto com aquilo que sustenta a identidade Marista: formação integral, valores humanos, consciência global, empatia e compromisso com o bem comum. É a educação que prepara para a vida. Foi um sucesso”.
Durante o ano, os colégios buscam fazer um trabalho intensivo com os estudantes do terceiro ano, afinal, além de Enem, são feitos os vestibulares, sendo um momento decisivo para eles. “Nós temos um desenho para intensificar a produção de redação. Ela é trabalhada em três momentos: na grade curricular, em processos formativos e no Prepara Marista, que é o itinerário preparatório de vestibular e Enem para estudantes da terceira série do Ensino Médio. Sabemos que redação só se aprende fazendo, e eles produzem várias ao longo do ano. Dessa forma, o resultado consistente que alcançamos ao longo dos anos é fruto de prática e produção”, destaca Erica Camilo, coordenadora pedagógica do Colégio Marista São José Barra.
Sobre o Marista Brasil
O Marista Brasil é uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros, atendendo cerca de 100 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em:
maristabrasil.org/





