A Câmara Municipal de São Paulo abriu suas portas para receber o III Encontro do Fórum de Saúde – o primeiro a ter como tema a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Conscientizando a população quanto à prevenção da doença, suas implicações e tratamentos disponíveis, a sessão foi realizada no Auditório Prestes Maia e contou com a presença de diversas autoridades e personalidades comprometidas com a causa.
O evento, aos 18 de outubro de 2023, contou com o apoio da SubPrefeitura de Santo Amaro e teve início às 19h, após abertura de Carolina Nagayoshi e Thiago França, do Projeto Música Viva, e foi conduzido pela mestre de cerimônia Sara Assis, que saudou a plateia e os internautas que acompanhavam as atividades pelas redes sociais da Câmara. Houve ainda tradução simultânea em Libras para incluir os participantes com deficiência auditiva e áudio descrição dos participantes para incluir as pessoas com deficiência visual, ato educativo e necessário para que a informação chegue em todas as pessoas.
É sabido que A SAF, ou Síndrome Alcoólica Fetal, é uma doença pouco conhecida e de difícil diagnóstico, caracterizada por uma série de manifestações físicas, comportamentais, emocionais, sociais e de aprendizagem.
Tais manifestações são prejudiciais à criança, irreversíveis e se desenvolvem quando a mãe consome álcool durante a gestação. A abstinência é a única forma de prevenção.
Informar, prevenir e tratar é tema que necessita ser falado com a devida urgência e atenção por todas as esferas da sociedade,
A fim de acessar e propagar informações sobre a SAF, todos os presentes receberam uma pulseira com a hashtag #gravidezsemalcool e as redes sociais do Instituto Olinto Marques de Paulo (IOMP), que idealizou o encontro em colaboração com o Núcleo de Estudos sobre os efeitos do álcool na gestão da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e com a vereadora Janaína Lima (MDB-SP). Foi a parlamentar quem propôs uma ementa estabelecendo a obrigatoriedade, por parte da rede municipal atuante no pré-natal, de orientar as mulheres a respeito da abstemia ao longo da gravidez como forma de prevenir a SAF.
Sara destacou que a infância é o alicerce da vida humana. Uma vez que as experiências nela vividas impactam diretamente o desenvolvimento do indivíduo, é fundamental que uma sociedade que pretende ser saudável cuide das suas crianças desde o ventre materno.
Dados importantes atravessaram o fórum. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), 9,8% das gestantes no mundo, 11% na América Latina e 15,2% no Brasil bebem durante a gestação – no total, são quase 456 mil mulheres, e a cada 1.000 crianças nascidas, entre 6 e 9 têm SAF. Embora não haja estimativas oficiais, um estudo realizado em uma maternidade da periferia de São Paulo aponta que transtornos relacionados ao uso de álcool se manifestam em 38 nascimentos a cada 1.000. Especialistas, no entanto, acreditam que muitas crianças não chegam a ser diagnosticadas.
Além de Janaína Lima, autora do PL 503/2023, que trata da conscientização da síndrome em São Paulo, também compartilharam suas perspectivas e experiências no combate à SAF nomes como Dika Vidal, secretária-adjunta na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência; Sonia Raquel W. Coelho, ginecologista atuante em projetos voltados para a melhoria da saúde da mulher na prefeitura; Athenê Maria de Marco França Mauro, pediatra integrante da Secretaria Municipal de Saúde como coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente e da divisão de Ciclos de Vida; Helenilce de Paula Fiod Costa, pediatra presidente do Núcleo de Estudos sobre os efeitos do álcool na gestação da SPSP; Corintio Mariano Neto, obstetra e ginecologista vice-presidente do Núcleo de Estudos dos Mil Dias da SPSP; Marun David Cury, pediatra membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Diretor da Associação Paulista de Medicina (APM); e Ana Cristina Ribeiro Zollner, pediatra, bioeticista e secretária da SPSP e da SBP.
No encerramento do evento, em um único coro, todos diziam “gravidez sem álcool”. Dizer não ao álcool é dizer sim ao amanhã dos nossos pequenos e pequenas.