Comissão da Alesp dá aval a PL que obriga distribuição do livro ‘Ainda Estou Aqui’ nas escolas de SP

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (10), diferentes projetos de lei para a área da educação. Entre as propostas que receberam aval e que seguem em tramitação na Casa, está a distribuição obrigatória do livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, em toda a rede de ensino paulista.

Projeto de Lei 8/2025 tem autoria da deputada Professora Bebel (PT) e propõe que todas as escolas, públicas e privadas, do Estado contem com ao menos um exemplar da obra de 2015. “A obra mencionada no presente projeto é muito necessária para a compreensão da história recente do Brasil”, justifica a parlamentar.

Os integrantes da comissão ainda foram favoráveis ao Projeto de Lei 97/2025, do deputado Tenente Coimbra (PL), que busca tornar obrigatória a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula de escolas públicas paulistas.

O objetivo da proposta é o de garantir um ambiente de aprendizado adequado e confortável para alunos e professores. “A climatização nas salas de aula deixou de ser um item acessório e passou a ser uma necessidade vital, especialmente devido ao aumento das temperaturas nos últimos anos. Com a crescente onda de calor, é fundamental que o Estado atue para garantir a melhoria das condições no ambiente escolar”, defende o deputado.

Reunião
Os parlamentares da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presididos pelo deputado Thiago Auricchio (PL), analisaram uma pauta com 96 itens. Ao todo, foram aprovados 72 projetos, que agora seguem para análise das comissões temáticas da Casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui