Fruta Imperfeita chega a Campinas com proposta de reduzir o desperdício e transformar a relação com o alimento

Fruta Imperfeita. Créditos: Luana Almeida/Divulgação

Campinas acaba de receber a Fruta Imperfeita, serviço pioneiro que ressignifica a estética dos alimentos e combate o desperdício com entregas por assinatura de frutas, legumes e verduras “fora do padrão”, mas com qualidade e sabor preservados. Fundada em 2015 e adquirida pela Food To Save no final de 2024, a Fruta Imperfeita passa por um momento de expansão nacional. A chegada à cidade marca mais um passo na missão conjunta de promover alimentação consciente, sustentável e com preços até 40% mais acessíveis, graças a uma cadeia curta que elimina intermediários.

“Só para se ter uma ideia, cerca de 45% de todas as frutas e hortaliças que nascem são perdidas, de acordo com dados da ONU. A maioria desses alimentos vem de produtores rurais todos os dias, mas são descartados pelo varejo por terem cores, tamanhos e formatos fora do padrão. Apostamos na Fruta Imperfeita por nossa sinergia e propósito. Esses números representam mais do que resultados: são reflexo de um movimento coletivo que cresce a cada dia. Estamos ressignificando o valor do alimento e construindo em conjunto um futuro com menos desperdício e mais consciência”, afirma Murilo Ambrogi, CBO da Food To Save.

 

A proposta da Fruta Imperfeita é simples: entregar cestas de frutas, legumes e verduras diretamente na porta do consumidor, em um modelo de assinatura flexível e com um toque de surpresa. Os alimentos são criteriosamente selecionados com base na sazonalidade, e mesmo fora dos padrões estéticos convencionais, mantêm seu valor nutricional e sabor. Para os moradores de Campinas, os pedidos já podem ser feitos pelo app da Food To Save, onde é possível escolher o tamanho da caixa e a frequência de entrega, se semanal ou quinzenal.

 

“Em ano de COP30 no Brasil, é ainda mais importante falar sobre desperdício de alimentos. O futuro da alimentação passa por escolhas mais conscientes e queremos ser protagonistas nessa transformação. Mais do que salvar alimentos, nosso propósito é criar conexões: entre o campo e a cidade, entre produtores e consumidores, entre consciência e praticidade. A Fruta Imperfeita é uma peça-chave nessa jornada do ecossistema que estamos construindo dentro da Food To Save, onde impacto social e a sustentabilidade caminham juntos”, reforça Ambrogi.

 

Com a chegada à região, a expectativa é que mais consumidores se tornem foodsavers, impactando positivamente toda a cadeia e contribuindo para uma alimentação mais acessível, justa e sustentável.

 

Sobre a Food To Save

AFood To Save é uma foodtech sustentável, que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Por meio de um aplicativo, atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente. Com mais de 5,3 mil toneladas de alimentos resgatadas e mais de 5,3 milhões de Sacolas Surpresa vendidas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Vitória, Cuiabá, Fortaleza e Recife, a empresa mostra importante valor para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o país vive. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos.

 

A Food To Save é também responsável pelo Food Market, sua solução para salvar o excedente de produção das grandes indústrias, e a Fruta Imperfeita, que conecta pequenos e médios produtores com alimentos imperfeitos diretamente aos consumidores por meio de assinaturas semanais. A empresa conta com mais de 368 mil seguidores no Instagram e foi ainda classificada como uma das melhores empresas para trabalhar em 2024 e 2025, segundo rankings da Great Place to Work. A foodtech está entre os 6 aplicativos mais baixados no Brasil, foi finalista na categoria Alimentos – Delivery do Prêmio Reclame Aqui 2023 e 2024 e está também entre as empresas selecionadas na segunda edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, na categoria Novatas. Em 2024, a foodtech recebeu selo do Sistema B, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e, em 2025, passou a integrar a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas (ONU).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui