Início Notícias de São Paulo Governo de SP amplia proteção da mulher no Carnaval com unidade móvel...

Governo de SP amplia proteção da mulher no Carnaval com unidade móvel da DDM, mais policiamento e ações educativas

Ônibus SP Por Todas estará em Santos entre os dias 6 e 8 de fevereiro, e no Sambódromo do Anhembi nos dias 13 e 14

O Governo de São Paulo ampliou as ações de proteção à mulher para o Carnaval deste ano com mais policiamento, presença de uma unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher e atividades educativas nos principais eventos da folia do pré ao pós-Carnaval.

A iniciativa integra as ações do movimento SP Por Todas, lançado pelo Governo de SP para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. O ônibus SP Por Todas, que reúne esses diferentes serviços voltados às mulheres, também estará no Carnaval paulista.

A unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher estará nos megablocos do Carnaval na capital, em regiões como o Ibirapuera e a Consolação, sempre no horário de funcionamento das principais festas. Mulheres vítimas de qualquer tipo de violência poderão contar com atendimento especializado e imediato.

A unidade funcionará como um ponto de atendimento primário, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML). Segundo a delegada e diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ivalda Aleixo, a presença da unidade móvel em eventos de grande porte é fundamental para garantir acolhimento e mostrar que o atendimento está acessível.

“A importância é mostrar para a sociedade, especialmente para as mulheres, que elas não estão sozinhas. Se forem vítimas de importunação, violência ou qualquer outro crime, sabem que têm uma delegacia muito próxima, onde serão ouvidas, acolhidas e orientadas”, afirmou. “Se a mulher estiver machucada, nós a acompanhamos até o IML. Se precisar de outro tipo de apoio, faremos esse direcionamento”, destacou a delegada.

Para a secretária de Políticas para a Mulher de São Paulo, Adriana Liporoni, a iniciativa garante segurança à mulher nos momentos de lazer. “A mulher será atendida e terá orientações caso seja necessário e poderá fazer boletins de ocorrência e pedidos de medida protetiva. Este é o Estado, atendendo a mulher, protegendo a mulher. Em qualquer lugar onde ela esteja.”

Mais iniciativas de proteção e acolhimento: ônibus SP Por Todas, Protocolo Não Se Cale, aplicativo SP Mulher Segura

O ônibus SP Por Todas estará em Santos entre os dias 6 e 8 de fevereiro, e no Sambódromo do Anhembi nos dias 13 e 14, promovendo o acesso de mulheres paulistas a serviços de acolhimento, orientação e proteção. Equipes do Governo de São Paulo também farão ações educativas sobre como identificar formas de assédio ou importunação e reforçando a rede de proteção à mulher do Governo de SP, que inclui iniciativas como o protocolo Não Se Cale e o aplicativo SP Mulher Segura.

Além dessas ações, o esquema especial de segurança do Governo de SP para o Carnaval contará com policiais militares femininas dedicadas especialmente ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual e prisão dos agressores. Elas ficarão em contato direto com a Cabine Lilás, do Centro de Operações da PM (Copom), responsável por monitorar as ocorrências de violência contra a mulher.  O esquema especial, que terá reforço de mais de 5 mil policiais, começa neste sábado (7).

Segundo o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, a presença de equipes especializadas em grandes eventos mostra que a proteção das mulheres é uma prioridade do Governo de São Paulo. “Nosso compromisso é garantir que qualquer vítima seja acolhida de forma rápida, humanizada e com todo o suporte necessário, para que se sinta segura para denunciar e exercer seus direitos.”

SP por Todas 

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. Todas essas iniciativas e orientações estão agregadas no site: https://www.spportodas.sp.gov.br/sp-por-todas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui