Funcionários do Metrô de São Paulo decidiram na noite de hoje aderir à greve agendada pela categoria para esta quinta-feira (23).
A greve começa à 00h desta quinta-feira. Hoje (23) uma nova assembleia será realizada para decidir se a paralisação continuará. A decisão foi tomada em assembleia, divulgada Sindicato dos Metroviários de São Paulo na página do Facebook.
As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha de metrô e o monotrilho da linha 15-Prata serão afetadas. As Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela iniciativa privada, devem circular normalmente.
Metroviários solicitam a abertura de concurso público para contratações emergenciais, fim das terceirizações e o restabelecimento do adicional de periculosidade em alguns cargos. Além disso, os funcionários pedem o pagamento de abono salarial compensatório referente aos três anos trabalhados durante a pandemia. O Metrô anunciou que “acionará seu plano de contingência para minimizar os transtornos a quem precisa do transporte, possibilitando o funcionamento de trechos importantes do sistema”.
A Prefeitura de São Paulo informou que o rodízio municipal de veículos será suspenso durante todo o dia.
⚠️ATENÇÃO! Devido à greve deflagrada pelo Sindicato dos Metroviários a partir da 0h desta quinta (23/3), o Metrô acionará seu plano de contingência para minimizar os transtornos a quem precisa do transporte, possibilitando o funcionamento de trechos importantes do sistema. ⏩ pic.twitter.com/0l7ZlQlXHr
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) March 23, 2023