Um grupo com dezenas de esquerdistas entrou em um prédio com fachada do Ministério da Saúde, na noite deste sábado (25), na Avenida 9 de Julho, em São Paulo. A Polícia Militar foi encaminhada à área e usou spray de pimenta e gás.
O grupo tinha faixas do movimento Frente de Luta por Moradia (FLM), ligados a Lula e Boulos, era formado por mulheres, crianças e homens. Alguns cartazes tinham frases como “Ocupar não é crime” e “Nenhuma Mulher sem Casa”.
Crime só foi dia 8 de janeiro segundo Moraes e o STF.
Depois de uma conversa entre lideranças do grupo, que alegaram que o imóvel estava desocupado anteriormente, e a Polícia Militar, os policiais do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) tentaram dispersar os manifestantes.
Parte do ato chegou a ser transmitida por uma live nas redes sociais. Não há informação sobre feridos.
Um funcionário que trabalha no prédio esteve com os policiais na parte de dentro. Ele confirmou que o imóvel estava desocupado e será usado para algum serviço federal. Todo o grupo foi dispersado da área por volta das 23h40.
A FLM disse que a PM usou “força repressiva para oprimir famílias que lutam pelo direito à moradia” e afirmou que “enquanto houver gente sem casa, haverá a luta dos trabalhadores sem-teto”.
A Secretaria da Segurança Pública e o Ministério da Saúde não encaminharam posicionamento até a última atualização.
REPRESENTANTE DA FLM (FRENTE DE LUTA POR MORADIA), HELÔ SILVA INTEGRA CONSELHÃO DO GOVERNO LULA
A chefe de gabinete do vereador Manoel Del Rio e representante da FLM (Frente de Luta por Moradia), Helô Silva, participou na quinta-feira (04/05), de momento histórico para o país, ao ser empossada como uma das conselheiras do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado Conselhão, instalado pelo Governo Lula como um espaço destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade.
É uma honra representar a Frente de Luta por Moradia (FLM) no Conselhão e levar as propostas do movimento em defesa da moradia popular para as famílias que mais precisam. Junto com o povo brasileiro reconstruindo o Brasil”, destacou Helô Silva