A ViaMobilidade informa que o aplicativo web “Próximo Trem” passará por manutenção a partir de domingo (16) para melhorias e atualizações no sistema na Linha 8-Diamante. Até quarta-feira (19) o aplicativo estará temporariamente fora do ar. O objetivo é aprimorar a experiência dos usuários do serviço online que possibilita a verificação do tempo estimado para a chegada da próxima composição por meio da leitura de QRCodes instalados nas plataformas de embarque das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
A página acessada exibe dados como o número da linha, sentido, status da operação e um cronômetro com a previsão de chegada. Quando o trem está a 20 segundos da plataforma, a mensagem “Embarque próximo” é exibida, acompanhada de vídeos com campanhas educativas.
A atualização do sistema será feita em razão da etapa de migração do sistema de sinalização da Linha 8-Diamante devido às mudanças de infraestrutura na Estação Barra Funda, com o objetivo de otimizar a circulação dos trens e diminuir o tempo de espera dos clientes.
A concessionária agradece a compreensão de todos e recomenda que os clientes planejem suas viagens com antecedência e utilizem outras fontes de informação durante o período de manutenção.
ViaMobilidade Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. Futuramente, terá conexão também com a Linha 17-Ouro de monotrilho.