Instituto Jô Clemente (IJC) e ViaMobilidade promovem experiência imersiva de acessibilidade na Estação Hospital São Paulo

Ação interativa simula o trajeto entre o instituto e a estação; a iniciativa foi criada para promover a autonomia durante a mobilidade urbana das pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo.
 

Nesta semana, para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em 03 de dezembro, a ViaMobilidade – Linhas 5 e 17 e o Instituto Jô Clemente (IJC) promovem, na Estação Hospital São Paulo de metrô da Linha 5-Lilás, uma ação interativa de inclusão e conscientização sobre a importância da acessibilidade na mobilidade urbana.

Quem passar pelo local pode ter uma experiência imersiva com óculos 3D simulando o percurso que vai do IJC, na Vila Clementino, que passa pela Estação Hospital São Paulo até a Estação Santa Cruz, na Vila Mariana, mostrando os desafios de mobilidade que pessoas com deficiência podem encontrar no trajeto. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Fundação Alstom para promover mais autonomia às pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo atendidas pelo Instituto.

Os óculos de realidade virtual utilizados na experiência possuem um software com alto grau de realismo e imersão, simulando a travessia de ruas, passagem pelas catracas da estação etc., sem os riscos do ambiente real ao longo desse percurso, já que a Realidade Virtual é utilizada. A ação será realizada até quinta-feira (5), Dia Nacional de Acessibilidade.

Exposição celebra marcos da inclusão

Ainda como parte do projeto, a Estação Hospital São Paulo contará com painéis expositivos com informações educativas e de utilidade pública com os grandes marcos da inclusão na forma de linha do tempo, sobre a luta das pessoas com deficiência, seus direitos, desafios e conquistas.

Além disso, de hoje até 3 de janeiro de 2025, os trens da Linha 5-Lilás contarão com sinal sonoro especial informando a localização do Instituto Jô Clemente, que fica a 130 metros do Estação Hospital São Paulo.
 

“A Linha 5-Lilás transporta um grande número de pessoas com deficiência em São Paulo por estar próxima a importantes serviços de saúde, como Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital São Paulo e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), além do próprio IJC. Nossos agentes de atendimento e segurança são treinados e capacitados para atender a esse público com o máximo de atenção, cuidado e empatia”, destaca Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.

Essas iniciativas visam promover inclusão social, sensibilizar o público sobre acessibilidade e dar visibilidade à luta das pessoas com deficiência. O objetivo é engajar clientes, colaboradores da ViaMobilidade e do Instituto Jô Clemente (IJC), criando um ambiente de reflexão e ação para uma sociedade mais acessível e justa para todas as pessoas.
 

Acessibilidade em todas as estações


Todas as estações da Linha 5-Lilás, que já dispunham de piso tátil e elevadores, agora contam também com totens de autoatendimento para pessoas com deficiência. Por meio do equipamento o cliente pode acionar a Sala de Supervisão Operacional (SSO) para solicitar auxílio. São 34 terminais instalados nas plataformas das 17 estações e posicionados estrategicamente em frente às portas destinadas a embarque e desembarque de pessoas com deficiência (o primeiro vagão), com o objetivo de facilitar a comunicação em caso de necessidade de suporte. Por meio desse dispositivo é possível solicitar o apoio dos agentes de atendimento e segurança da concessionária sempre que preciso.

Serviço:
Experiência de realidade virtual: inclusão e autonomia

Datas: 03, 04 e 05 de dezembro (terça, quarta e quinta-feira)

Horários: Das 11h às 13h (manhã) e das 15h às 17h (tarde)

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 937 – Vila Mariana – São Paulo, SP (Estação Hospital São Paulo)


Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar sua Inclusão Social e a Defesa de seus Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favorecem a escolaridade e o Emprego Apoiado, e oferecer assessoria jurídica às famílias sobre direitos das pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo.
 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece atualmente 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo. O diagnóstico precoce abrange cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em fase de implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Tem como foco neste eixo apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos e serviços para esta população.
 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC (ijc.org.br), o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui