PF realiza ação para desarticular grupo responsável pelo aliciamento e envio das chamadas “mulas do tráfico” ao exterior

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (30/10) a Operação Mula D’Ouro, com o objetivo de desarticular um grupo, identificado como responsável pelo envio de pessoas, especialmente ao continente europeu, transportando drogas engolidas dentro de cápsulas.

Policiais federais, com o apoio da Polícia Militar do estado de São Paulo, cumprem um mandado de prisão e um de busca e apreensão, num bairro da zona leste de São Paulo, com o objetivo de prender uma mulher suspeita de ser a chefe de uma organização criminosa, que foi responsável pelo envio de diversas mulas do tráfico ao exterior, algumas das quais, que foram presas no Aeroporto Internacional de São Paulo e encaminhadas ao hospital público para que pudessem expelir a droga ingerida.

Por meio das investigações, que tiveram início no mês de setembro de 2024, foram colhidos indícios de que o grupo é composto por pelo menos quatro indivíduos, sendo que entre eles haveria um profissional da enfermagem, que seria o responsável pela aplicação de medicamentos que auxiliam na manutenção das cápsulas, contendo cocaína, dentro do organismo.

A quantidade de presos com droga engolida na forma de cápsulas, somente entre janeiro e 29 de outubro de 2024, já soma 161 indivíduos. Esse número já supera em quase 300% o total do ano de 2023 (41 pessoas).

Em 2024 a PF, neste aeroporto, já deflagou mais de 10 operações contra grupos criminosos, que atuam de forma semelhante, e prendeu mais de 30 indivíduos. Em uma delas, Operação Toca Para Paris, os envolvidos foram condenados a penas superiores a 9 anos de prisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui