No primeiro ano de funcionamento da Casa de Atenção à Saúde da Mulher (Casamar) em Atibaia, os números de atendimentos refletem um impacto significativo na saúde da população feminina da cidade. Com um total de 1.036 consultas em ginecologia, 952 consultas de pré-natal e 1.935 atendimentos de enfermagem, a Casamar tem se destacado como um pilar essencial para o cuidado da saúde das mulheres.
Além disso, foram realizados 2.671 procedimentos de enfermagem, 113 colposcopias, 41 inserções de DIU, 90 exames de Papanicolau e 589 ultrassonografias.
Atendimento humanizado e inclusivo
A Casa de Atenção à Saúde da Mulher tem como objetivo cuidar da saúde feminina, proporcionando tratamento completo e igualitário, com serviços de auxílio em situações consideradas de risco e vulnerabilidade na fase gestacional. Em um ambiente acolhedor e humanizado, o espaço foi cuidadosamente planejado levando em consideração as necessidades e demandas específicas do público feminino, com ambulatórios de alto risco e de ginecologia cirúrgica.
Inserção do DIU Mirena
A mais nova ação da Secretaria da Saúde na Casamar é a aquisição de 500 unidades do DIU Mirena, que serão destinados a mulheres com endometriose, miomas e outras condições que necessitam de tratamento hormonal sem cirurgia.
A inserção dos dispositivos foi iniciada nesta terça-feira (25) em mulheres selecionadas que aguardavam na fila de espera há mais tempo, algumas há até dois anos, como é o caso da paciente Jucimara Santos Ramos. “Acabei de inserir o Diu Mirena e confesso que a sensação é de alívio. Tenho sérios problemas hormonais e evitei de fazer a cirurgia de retirada do útero graças ao tratamento que vou fazer agora com o dispositivo. Estou muito feliz e agradecida por todo atendimento recebido”, ressaltou.
Diferente do uso contraceptivo comum, os DIUs serão utilizados exclusivamente para tratar problemas hormonais, como adenomiose e endometriose.
Serviços diversificados e essenciais
A Casamar oferece serviços importantes, como colposcopia (exame ginecológico que permite a visualização ampliada do colo do útero, auxiliando na detecção de lesões pré-cancerígenas); a inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), opção contraceptiva segura e eficaz; além do ultrassom obstétrico, que permite o acompanhamento pré-natal adequado, possibilitando a identificação de possíveis complicações e o monitoramento do desenvolvimento do bebê.
Acesso gratuito e facilitado
O funcionamento desse equipamento é gratuito e é necessário que a paciente procure a Unidade de Saúde de sua referência para utilizar os serviços. A Casamar continua a ser um modelo de atendimento especializado e humanizado, garantindo que a saúde das mulheres de Atibaia seja tratada com a devida atenção e cuidado.