Maior congresso de Fonoaudiologia da América Latina integra ciência e prática para o cuidado integral da população

O que amamentação, gagueira, TDAH, AVC, autismo, dislexia, demências, perda auditiva, câncer, doenças relacionadas ao trabalho, dificuldades alimentares e tantas outras disfunções têm em comum? Esses e muitos outros temas estarão na programação do 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que acontecerá de 28 a 30 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Com mais de 5 mil inscritos e mais de 650 palestrantes, o evento reúne profissionais e especialistas de diferentes áreas para discutir os avanços e desafios da Fonoaudiologia, profissão essencial para a comunicação, a cognição e a alimentação ao longo de toda a vida. Promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), e tendo como tema “Conectando Pessoas, Construindo o Futuro”, o congresso destaca o poder transformador da área para desenvolvimento humano.

“Reabilitar funções como comunicação, cognição e alimentação é viabilizar a capacidade das pessoas se conectarem em sociedade, garantindo sua existência e qualidade de vida, e é por isso que o evento é uma oportunidade única de aprofundamento dos conhecimentos que colaboram com a construção de uma Fonoaudiologia de excelência, baseada em evidências científicas”, relata Dr. Leonardo Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Programação Diversificada e Inovadora.

O congresso oferecerá diversos espaços e atividades voltados para a troca de experiências e aprendizado prático, entre os quais:

  • Arena Disfagia: sessões especializadas na reabilitação da deglutição em pessoas com dificuldade para deglutir, engolir.
  • Fonoaudiologia na Gerontologia: novidade deste ano, traz abordagem transversal sobre linguagem, fala, voz, deglutição e audição no cuidado integral ao idoso.
  • Salas temáticas: com conteúdos específicos para cuidados infantis e doenças como disfonia, surdez, oncologia e déficits auditivos.
  • Arena Empreendedorismo: debates sobre inovação e caminhos para o desenvolvimento de carreiras que ampliem o acesso da população ao atendimento fonoaudiológico.

Entre outros temas de destaque que abrangem as diversas vertentes da comunicação, estão: comunicação de pessoas trans e não binárias, fonoaudiologia aplicada à perícia criminal, cuidados com a voz artística, entre outros. E como é de se esperar no momento atual, a inteligência artificial também permeará diversas apresentações, pontuando evoluções e resultados nos tratamentos das diferentes áreas.

Uma Cerimônia de Abertura Inspiradora

No dia 28 de novembro, das 11h às 12h30, a cerimônia de abertura promete momentos emocionantes, com a participação do Coral de Laringectomizados e da Ser em Cena – Teatro de Afásicos, que apresentará trechos da peça Antes da Estreia. Essas apresentações artísticas refletem o impacto profundo da Fonoaudiologia na vida das pessoas, demonstrando como a comunicação pode ser recuperada e transformada.

Estrutura Moderna no Coração de São Paulo

A programação também inclui a #EXPOCBFa, feira de exposição com produtos e serviços voltados para a prática profissional, permitindo aos participantes conhecer as inovações tecnológicas e práticas que ampliam a atuação da Fonoaudiologia.

Serviço

32º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

  • Data: 28 a 30 de novembro de 2024
  • Horário: Das 8:00 às 18:00
  • Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo/SP
  • Programação: Aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui