Baniday 2024: Parceria entre Endemol Shine Brasil e UNAS leva gastronomia acessível para Heliópolis

Baniday 2024 Crédito: Cindy Tavares

No dia 21 de novembro, a comunidade de Heliópolis foi o lugar escolhido para mais uma edição do Baniday, um evento do Grupo Banijay que vem conquistando espaço e reconhecimento por sua capacidade de gerar impacto positivo. Em uma parceria consolidada entre a Endemol Shine Brasil e a UNAS Heliópolis, o projeto contou com ações de inclusão na Cozinha Escola Sacomã UNAS, ao conectar a comunidade com o universo da gastronomia, demonstrando que ela pode ser acessível para todos os públicos.

 

Uma novidade deste ano foram três oficinas de culinária, comandadas por Ana Carolina Porto, campeã da 10ª temporada do MasterChef Brasil. A chef compartilhou suas habilidades e experiências, mostrando que a gastronomia é uma poderosa ferramenta de transformação social. Os participantes aprenderam novas técnicas e dicas para a cocção de baião de dois; salmão acompanhado de brócolis ao alho, farofa de cebola, purê e molho de ervas; e bolo de abacaxi com coco, de sobremesa.

 

“Acredito que a gastronomia pode transformar vidas, principalmente em comunidades como a que eu cresci. Essas ações são uma forma de mostrar que, com dedicação e oportunidade, qualquer um pode ir além. Estar de volta à periferia, agora como chef, é uma chance de retribuir e inspirar outras pessoas a acreditarem em seus sonhos e no poder que têm de mudar suas histórias”, declara Ana Carolina Porto. 

 

No Baniday, os participantes da UNAS tiveram a oportunidade de colocar em prática as receitas aprendidas com Ana Carol -, preparando cerca de 170 refeições no restaurante local e entregando mais de 400 marmitas para delivery, com o apoio técnico e logístico de 43 voluntários da Endemol Shine Brasil.

 

A parceria entre a Endemol Shine Brasil e a UNAS foi estabelecida em 2023 e vem avançado em diferentes iniciativas. No ano passado, o time de VPs de criação e produção participou do Câmera e Ação Helipa, um projeto de formação de jovens para trabalhar com audiovisual. No mesmo ano, foi realizado o Baniday, que na edição anterior beneficiou crianças e idosos da comunidade.
Para 2024, novas ações foram desenvolvidas, como mentorias com foco na capacitação profissional dos jovens adultos que trabalham no projeto. A ideia é criar oportunidades de longo prazo para a geração de renda e desenvolvimento pessoal. Uma das mentorias foi voltada para o time de comunicação da UNAS. A iniciativa teve como intuito desenvolver habilidades de comunicação de cada um, para que consigam atingir cada vez mais pessoas. Com isso, poderão transformar o fluxo de trabalho atual e replicar o que foi aprendido, como um legado.

 

“A nossa parceria com a UNAS é um compromisso com o futuro. Não é apenas sobre um evento, mas sobre construir uma ponte de oportunidades voltada para a troca de conhecimento e formação, o que ajuda a empoderar toda a comunidade. Acreditamos que o conhecimento é o que realmente transforma realidades”, afirma Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil.

 

“Foram três meses de muito trabalho, durante os quais pensamos bastante em como alinhar nossa entrega às expectativas das pessoas que atendemos diariamente. Foi assim que chegamos a duas incríveis opções de prato. Este grande evento fortaleceu nossos vínculos com os parceiros, com os trabalhadores da UNAS, com os funcionários da Endemol e, principalmente, com as pessoas de Heliópolis. Essa ação não se restringiu apenas ao dia do evento; todo o processo de formação, as trocas e tudo o que esse momento simbolizou para nós marcam, de forma definitiva, essa importante parceria entre UNAS e Endemol Shine Brasil”, destaca Leonardo Curto, coordenador da Cozinha Escola da UNAS.

 

 

Sobre a Banijay

Lançada em 2008, a Banijay é uma potência de media e do entretenimento. Conta com mais de 130 empresas de produção em 21 territórios, um catálogo multigênero com mais de 180.000 horas de programação original de destaque e uma empresa complementar de entretenimento ao vivo – a Banijay Events.

A empresa oferece propriedade intelectual multigênero de alta qualidade que nasceu localmente e viaja globalmente. Oferece as melhores histórias contadas da melhor forma e representa algumas das maiores marcas globais do mercado, incluindo Survivor, Big Brother, Peaky Blinders, MasterChef, Rogue Heroes, Marie Antoinette, Mr Bean, Love Triangle, Hunted, The Summit, Black Mirror, Blow Up! e Starstruck, entre outros.

Construída com base na independência, na liberdade criativa, no empreendedorismo colaborativo e na eficiência comercial, a empresa funciona sob a direção do diretor executivo, Marco Bassetti. É sob sua liderança que o negócio cresceu atingindo € 3,2 bilhões em receitas e € 472 milhões em EBITDA, em 2022.

 

Sobre a Endemol Shine Brasil

A Endemol Shine Brasil é uma divisão da Banijay, a maior produtora e distribuidora de conteúdo independente do mundo.

A Endemol Shine Brasil cria e produz conteúdos de não ficção, ficção e documentários para todas as plataformas e tem em seu catálogo sucessos nacionais e mundiais, incluindo a produção e a distribuição de títulos como MasterChef, The Masked Singer, Canta Comigo, Rolling Kitchen, Casamento às Cegas, The Bridge Brasil, Queen Stars Brasil, Big Brother Brasil, No Limite, Xuxa – O Documentário, Muquiranas Brasil, Quilos Mortais Brasil, dentre outros.

Além disso, produz formatos de branded content também para todas as plataformas, como Cabelo Pantene, Ilhados com Beats, O Próximo Nº1 VillaMix, Onix Music Trip, TeleKwai, etc.

A Endemol Shine Brasil também é especializada em licenciamento de marcas, com mais de 300 produtos licenciados e iniciativas digitais, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais.

Para saber mais, acesse o site.

 

Sobre UNAS Heliópolis e Região

UNAS Heliópolis e Região (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região) é uma organização comunitária sem fins lucrativos com mais de 40 anos de atuação em Heliópolis, a maior favela de São Paulo, e regiões vizinhas. Atualmente, a UNAS coordena 59 projetos sociais, impactando diretamente milhares de pessoas e mobilizando cerca de 800 trabalhadores nos territórios onde atua.

 

Com uma abordagem centrada na participação popular e na construção de uma sociedade mais justa e solidária, a UNAS fortalece iniciativas de geração de renda, empoderamento feminino, juventude, segurança alimentar, combate às desigualdades sociais e a proteção de crianças e mulheres. Sua atuação é guiada pelos valores de cidadania, inclusão e respeito à diversidade, consolidando Heliópolis como um “Bairro Educador”.

 

Para saber mais, acesse www.unas.org.br ou nas redes sociais UNAS Heliópolis. Contato pelo WhatsApp (11) 93762-0140

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui