São Paulo, janeiro de 2026 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, anuncia a programação especial completa nos espaços de leitura do Sistema para o Aniversário de São Paulo. As atividades começam nesta semana e se estendem até o dia 31, com apresentações musicais, circenses, teatrais, contação de histórias, saraus e pontos de distribuição de livros, além de uma feira totalmente para troca de exemplares. Toda a programação está sujeita a alteração e é gratuita e livre para todos.
O destaque fica para os pontos de distribuição e a feira de troca de livros, todas marcadas para o dia 23 de janeiro, a partir das 11h. Serão mais de dois mil livros que serão distribuídos gratuitamente para quem quiser participar da ação, cuja participação não requer inscrição prévia ou retirada de senhas. Nesta edição especial em comemoração ao Aniversário de São Paulo, serão entregues os livros com edição especial do selo De Mão em Mão “Um Senhor Muito Velho com Asas Enormes”, do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, e “O Alienista”, de Machado de Assis . Já na feira de troca, a mesma quantidade de livros trazidos, em bom uso, converte em novas obras que podem ser retiradas.
Mais notícias do Aniversário de São Paulo:
Os pontos de doação de livros ficam concentrados nas bibliotecas Thales Castanho de Andrade (Freguesia do Ó, ZN), Raul Bopp (Aclimação, ZC), Raimundo de Menezes (São Miguel, ZL), Clarice Lispector (Siciliano, ZO) e Paulo Duarte (Jabaquara, ZS) e no Ponto de Leitura Jardim LaPenna (São Miguel, ZL), acabando assim que os estoques durarem. A feira de troca inicia das 11h às 16h no Bosque de Leitura Parque Ibirapuera (Moema, ZS).
“A ação simboliza, literalmente, que apesar de São Paulo estar comemorando mais um ano de vida, quem ganha o presente é a população. É um presente do aniversariante a todos os seus convidados; é política pública concretizada. Medidas como essa não só ampliam o acesso à leitura na cidade, como também servem como incentivo ao uso continuado das nossas bibliotecas como pontos culturais e de lazer”, disse Totó Parente, secretário de Cultura e Economia Criativa.
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas também realiza as tradicionais feiras de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” nos dias 23 e 24 de janeiro. Consulte os horários e mais informações aqui.
Programação do Biblioteca Viva
Mais de 50 atividades temáticas para o Aniversário de São Paulo compõem a programação de janeiro do Biblioteca Viva, a primeira do ano. Com horários entre 09h e 15h e classificação indicativa para crianças, todas as bibliotecas, pontos e bosques de leitura abertos participam da festa.
Confira um pouco sobre as atrações que esperam o público; outras informações podem ser conferidas na matéria a seguir.
Contação de histórias
Atração “Fantasmas da São Paulo Antiga”. (Foto: Reprodução)
A Cia Kaçulas de Teatro apresenta “Afrografias e Memórias: Contando São Paulo”, uma contação de histórias que celebra a vida e a obra de dois artistas negros fundamentais para a história cultural da cidade: Carolina Maria de Jesus e Mário de Andrade, totalmente voltada ao público infantil. As apresentações acontecem nos dias 21, 22, 24, 27, 28, 29 e 30 de janeiro, em oito bibliotecas da rede municipal, incluindo Padre José de Anchieta, Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Belmonte, Paulo Duarte, Paulo Sérgio Duarte Milliet, Milton Santos e Lenyra Fraccaroli.
“Fantasmas da São Paulo Antiga” é uma narração de histórias da Cia Mapinguary apresentada com música ao vivo e sonorização que homenageia a cidade de São Paulo a partir de seus bairros, arquitetura, personagens e do imaginário coletivo construído ao longo do tempo. A atividade circula entre os dias 20 e 31 de janeiro, passando pelas bibliotecas Chácara do Castelo, Afonso Schmidt, Aureliano Leite, Camila Cerqueira César, Mário Schenberg, Raimundo de Menezes, José Paulo Paes, Helena Silveira, Prestes Maia, Álvares de Azevedo e Anne Frank.
Já “Contos e Encantarias Africanas”, da Cia Pé do Ouvido, propõe um passeio pelas culturas africanas por meio da música e da contação de histórias tradicionais da Nigéria, Guiné-Bissau, Zimbábue e Moçambique. Com Liró, Natali Conceição e Tatiane Damasceno, a atividade acontece nos dias 24 e 31 de janeiro, em pontos e bosques de leitura como a Praça do Bambuzal, o Ponto de Leitura Graciliano Ramos, o Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi e o Ponto de Leitura Parque São Rafael.
Música
O projeto “Brincando de Orquestra”, realizado pela Orquestra de Formação Alberto Nepomuceno (OFAN), apresenta uma experiência musical interativa que convida o público a participar ativamente do espetáculo. Conduzida pelo maestro Raimundo Damasceno, a apresentação permite que crianças e jovens vivenciem, de forma lúdica, a experiência de reger e criar música junto a uma orquestra formada por 17 integrantes. As apresentações acontecem nos dias 24 e 31 de janeiro, no Ponto de Leitura Chácara do Jockey, no Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares, no Bosque de Leitura Parque do Trote e no Ponto de Leitura Parque Piqueri.
Em comemoração aos 472 anos da cidade de São Paulo, o projeto “Os Sons da Paulicéia” realiza uma série de apresentações musicais que percorrem a história sonora da cidade, celebrando desde as raízes do samba paulista até movimentos como a Lira Paulistana e a Vanguarda Paulistana. O projeto circula entre os dias 27 e 31 de janeiro, nas bibliotecas Cassiano Ricardo, Jayme Cortez, Sylvia Orthof, Malba Tahan e Raul Bopp.
O espetáculo “Samba de Todas as Bossas”, do Vocal Lira Urbana, celebra o samba e a bossa nova por meio de arranjos vocais de canções consagradas do cancioneiro popular brasileiro. Com duração de 60 minutos e classificação livre, as apresentações acontecem no dia 24 de janeiro, no Bosque de Leitura do Parque Anhanguera, e no dia 31 de janeiro, no Ponto de Leitura Jardim LaPenna.
Teatro
Atração “Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro”. (Foto: Reprodução)
Teatros ganham destaque na programação de Aniversário de São Paulo. Por exemplo, a peça do grupo Buraco d’Oráculo “O Encantamento da Rabeca” narra histórias de transformação vividas por mulheres brincantes, destacando protagonismo, força, fragilidade e resistência feminina em um território tradicionalmente masculino. Com classificação indicativa de 14 anos, a peça ganha dupla sessão no dia 31 de janeiro, no Ponto de Leitura Severino do Ramo e no Bosque de Leitura Parque Lajeado.
O mesmo grupo chega com o novo espetáculo “Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro”, uma intervenção teatral que utiliza a poesia como base dramatúrgica, mesclando imagens, gestos, canções e palavras em cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático. As apresentações acontecem no dia 24 de janeiro, no Bosque de Leitura Parque do Carmo e no Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio.
Por último, a companhia Tricotando Palavras apresenta “Voando nas Memórias”, teatro que propõe uma viagem pela cidade de São Paulo a partir da natureza que ainda resiste em seu território, como pássaros, rios e árvores, resgatando memórias e paisagens esquecidas.Vale a pena conferir entre os dias 24 e 31 de janeiro, no Bosque de Leitura Parque Rodrigo de Gásperi, no Bosque de Leitura Parque Ibirapuera, no Ponto de Leitura Olido e no Bosque de Leitura Jardim da Luz.
Sarau
O “Sarau Memórias, Chá, Bolo & Poesia” promove encontros intimistas que resgatam histórias de infância, memórias afetivas e lembranças dos bairros da cidade, reunindo poemas de autores paulistas clássicos e contemporâneos e convida o público à participação por meio de conversas e perguntas que estimulam a troca de experiências. Anote na agenda: a programação passa, entre os dias 21 e 31 de janeiro, nas bibliotecas José Mauro Vasconcelos, Rubens Borba Alves de Moraes, Castro Alves, Álvaro Guerra, Viriato Corrêa, Jamil Almansur Haddad, Brito Broca, Érico Veríssimo, Ricardo Ramos e Alceu Amoroso Lima.
Circo
Fechando a programação de Aniversário de São Paulo, a Trupe de Peripécias apresenta o espetáculo circense “Um Aniversariante Inusitado”, que convida o público a participar de uma divertida celebração repleta de palhaçaria e interação. As bibliotecas Thales Castanho de Andrade, Pedro Nava, Narbal Fontes, Hans Christian Andersen, Nuto Santanna, Amadeu Amaral, Marcos Rey e Roberto Santos recebem as traquinagens entre os dias 21 e 30 de janeiro.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Serviço:
Bibliotecas no Aniversário de São Paulo
Quando: de 20 a 31 de janeiro
Classificação: Livre
Ingresso: Grátis, sem reservas ou inscrições necessárias
Múltiplos locais e horários – cheque aqui os endereços.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
