Duo Barrenechea celebra 35 anos em show gratuito na Casa Museu Eva Klabin

A série “Concertos de Eva” recebe a celebração do aniversário de 35 anos do Duo Barrenechea, formado pelo flautista Sérgio Barrenechea e pela pianista Lúcia Barrenechea. O público confere a única apresentação no dia 14 de setembro (sábado), às 17h, no auditório da Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa. A entrada é gratuita e por ordem de chegada. Evento sujeito a lotação.

O Duo Barrenechea busca explorar sua vasta obra para a formação de flauta e piano, que também abrange a música brasileira erudita e popular. O repertório desta comemoração compreende obras canônicas da formação de Sérgio e Lúcia que, ao longo de suas carreiras, interpretaram trabalhos de compositores de diferentes nacionalidades e estilos como os do francês Charles-Marie Widor, do britânico Richard Bennett, do brasileiro Camargo Guarnieri e do americano Eldin Burton.

Lúcia e Sérgio Barrenechea, além de músicos com intensa atividade artística, são professores e pesquisadores que investem na formação de jovens músicos nas áreas artística e acadêmica e em projetos relacionados às práticas interpretativas e à música brasileira. Estão na cena artística desde 1989, com apresentações em inúmeras cidades no Brasil e do exterior. Seus trabalhos mais recentes incluem o concerto “Brazilian Night” no Toronto Latin Flute Festival no Canadá, em 2017; a estreia do vídeo “Flauteros e Pianeiros” no canal MusicaUNIRIO do Instituto Villa-Lobos no Youtube, em 2020; e a apresentação no concerto de música latino-americana no Festival Musique et Vignes en Confluence em Saint Germain au Vienne na França, em 2023.

Esta será a nona apresentação da série Concertos de Eva neste ano, que promove recitais e concertos de formações camerísticas reafirmando a vocação da Casa Museu Eva Klabin como um espaço de fomento e difusão da performance musical. Esta iniciativa reafirma o legado de sua fundadora como uma incentivadora de artistas através da promoção de inúmeras apresentações musicais durante a sua vida neste espaço.

SERVIÇO:

Dia: 14 de setembro (sábado), às 17h

Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa)

Entrada gratuita. Retirada dos ingressos a partir de 16h na bilheteria.

Capacidade: 80 pessoas

Classificação livre

Sobre Lúcia Barrenechea – Piano

É pianista e professora titular de piano no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Realizou seu bacharelado em piano na UFG e mestrado na Universidade de Boston, EUA. Concluiu seu doutorado na Universidade de Iowa, EUA. Seu primeiro CD solo, “Saracoteio – Piano Brasileiro” foi lançado em 2009. Tem sido frequentemente convidada para atuar como professora dos mais diversos festivais de música do país. Em 2013 lançou, em parceria com o violoncelista Hugo Pilger, o CD/DVD “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano” e, em 2017, na forma de CD duplo, o 2º volume desse projeto.

Sobre Sérgio Barrenechea – Flauta

Concluiu bacharelado em flauta na UnB, mestrado no Boston Conservatory e doutorado na University of Iowa. Atua com o Quinteto Brasília, realizando diversos concertos em cidades brasileiras e estrangeiras. Participou como artista e professor das Convenções da National Flute Association nos EUA, do Toronto Latin Flute Festival, do Festival Internacional de Flautistas no Peru, do Festival de Campos do Jordão, do Curso Internacional de Verão de Brasília, do Festival Villa-Lobos e do Festival Conexões Musicais-UFF/UNIRIO. Atualmente é professor titular de flauta transversa no Instituto Villa-Lobos/UNIRIO.

Sobre Tomaz Soares – curador

Natural de Uberlândia, MG, Tomaz Soares é violinista. Integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Johann Sebastian Rio. Atuando como regente orquestral é um dos maestros da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica. Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela Unirio. Recentemente, apresentou-se com o Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em turnê pela Inglaterra e Alemanha. Em 2018, com o Quarteto Kalimera foi premiado no Festival de Música Rádio MEC, dentre outras premiações no Brasil. Estreou inúmeras obras contemporâneas dos compositores Alexandre Schubert, Calimerio Soares, Eli-Eri Moura, Ernst Mahle, Jocy de Oliveira, dentre outros. Participou como intérprete das Bienais de Música Contemporânea Brasileira (FUNARTE-MINC) e do Panorama da Música Contemporânea Brasileira (UFRJ). Em 2009, recebeu o primeiro prêmio do 13º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio. Como spalla, atuou em diversas orquestras nos Estados Unidos e no Brasil, mais recentemente da Sinfonietta Carioca. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros.

Sobre a Casa Museu Eva Klabin:

Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui