Programação infantil gratuita nos espaços culturais da Prefeitura

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, elenca a programação infantil gratuita de setembro. Espetáculos teatraiscontações de histórias e atividades lúdicas estarão em cartaz em bibliotecas, centros culturais e teatros da cidade, algumas com acessibilidade para crianças de todas as idades e suas famílias.
 

Pelos Centros Culturais, o Tendal da Lapa recebe a recreação “Mundo Brincante” na sexta (12), das 13h às 17h, trazendo jogos gigantes, pintura facial e brincadeiras; o Centro Cultural Grajaú leva o teatro “De canto em canto, de conto em conto”, com Chico Contador na quinta (11) às 13h30; e o Teatro Flávio Império, no mesmo dia, promove o espetáculo “Calchinha de Palhaço”, do projeto Teatro do Oprimido, às 14h, sendo esta uma peça que aborda os males do bullying. Mais atividades da pré-Viradinha chegam nesta semana, por exemplo, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, a contação “O Circo da Lua” apresenta os bastidores da trupe Las Mágicas no dia 12 de setembro, às 9h.
 

Para as próximas semanas do mês, o esquenta da Viradinha ainda conta com a peça “Ziraldo e suas histórias” e suas adaptações de “O Menino Maluquinho”, “Flicts” e “O Menino Marrom” no Tendal da Lapa no dia 19; “Sensacional” no Teatro Paulo Eiró, no dia 20 de setembro, às 11h, misturando intervenção com pintura; e o espetáculo “Rumboldo”, em exibição nos dias 27, 28 e 30 de setembro no Teatro Alfredo Mesquita, que narra a trajetória de um rei autoritário que precisa rever suas escolhas. “Ziraldo e suas Histórias” também roda na Casa de Cultura Guaianases no dia 12 de setembro, às 10h.

Teatro e Contação nas Bibliotecas Públicas Municipais
 

Nas Bibliotecas Públicas Municipais, entre os destaques, está o espetáculo “O espetáculo já vai começar!”, da companhia Museatro, na Biblioteca Narbal Fontes (Santana), nos dias 13 e 20 de setembro, às 15h. A peça conta a história de uma trupe de circo que precisa enfrentar um coronel mal-humorado que decide proibir a alegria na cidade.
 

Ainda na zona norte da cidade, a Biblioteca José Mauro de Vasconcelos (Parque Edu Chaves), a contadora Sandra Brasil apresenta a contação “Hoje não quero banana” todas as quartas-feiras, às 14h, inspirado no livro homônimo, que narra as aventuras do crocodilo Aquiles em busca de novos sabores.
 

Já na Roberto Santos, temática em Cinema e localizada no Ipiranga, zona leste, as crianças poderão conhecer o projeto “Maleta Viajante” nos dias 12 e 26 de setembro, às 14h, idealizado pela multiartista e jovem monitora cultural Gabriela Simões “Kaymê”, que leva histórias encantadoras por meio de uma maleta mágica recheada de livros.
 

Também temática, desta vez em Literatura Policial, a Paulo Setúbal (Vila Formosa) recebe, na próxima quinta (18) às 10h, a contação “Histórias de Abraçamento”, baseada nos livros “Meu Amigo Down” e “Um Mistério a Resolver: As Bocas Mexedeiras”. A atividade, que conta com tradução em Libras, traz narrativas sobre inclusão e diversidade.
 

Biblioteca Hans Christian Andersen (Tatuapé), com acervo e atividades dedicadas a livros de Contos de Fadas, predomina a magia da literatura com duas atrações: a Cia. Semeadora de Histórias, no dia 22 de setembro, às 13h, apresenta contações cheias de imaginação e afeto; e enquanto Beth Daniel traz nesta sexta (12), às 10h e 14h, o espetáculo “O pequeno grão de areia”, que fala sobre sonhos, natureza e pertencimento.
 

O mês também reserva diversão em outras bibliotecas municipais: na Biblioteca Cassiano Ricardo (Tatuapé), temática de Música, a peça “No Mangue tem Frevo”, que acontece no espaço no dia 17 de setembro, às 14h, narra a jornada da carangueja Chica em busca do sonho de se tornar música. Já na Biblioteca Belmonte (Santo Amaro), especializada em livros de Contos Populares, apresenta o projeto “No Colo do Livro, com Livros ao Colo” no 22, às 14h, que cria um espaço afetuoso para bebês de 0 a 2 anos, com narrativas, cantigas de ninar e livros interativos.
 

Por fim, outras atividades de destaque incluem o projeto “O Sol Nascerá”, na Hans Christian Andersen nos dias 17 às 10h30, e 22 às 10h, que transforma grandes nomes do samba em histórias infantis, e a intervenção artística “Praia Literária”, na Biblioteca Afonso Schmidt (Freguesia do Ó) no dia 19 de setembro, promovida pelo movimento “Vem Brincar”, que alia leitura, brincadeiras e música.

Programações das Bibliotecas Públicas Municipais podem ser conferidas no site da CSMB, enquanto a agenda de cultura dos Centros Culturais, Teatros e Casas de Cultura estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Viradinha 2025

E vem aí, nos dias 4 e 5 de outubro, a Viradinha, com mais de 400 atrações em todos os espaços municipais de cultura e parceiros. A programação completa será divulgada em breve no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui