A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta a quarta semana de atrações gratuitas do “CENTRÔ!”, que traz ao Centro Histórico uma programação que transforma suas ruas e praças em palcos culturais. Nesta semana, os shows de destaque são o Pagode da 27, DJ Nyack e Carlos do Complexo, que serão realizados na sexta-feira (11) e no sábado (12).
Além destes shows, é possível assistir outras atrações de dança e intervenções artísticas, como apresentações de circo e música popular no Theatro Municipal. No sábado, o Theatro também fica aberto para visitação.
O Pagode da 27, grupo criado há 15 anos, no Grajaú, famoso por juntar rodas de samba em vários bares de São Paulo, se apresenta na Praça Antônio Prado, no sábado (12), das 12h às 14h30.
E para quem curte rap e R&B, DJ Nyack, famoso internacionalmente, se apresenta logo depois do samba com o Pagode da 27, na Praça Antônio Prado, às 15h. No fim da tarde, Carlos do Complexo, considerado um dos produtores mais geniais desta geração, traz o funk carioca e outros ritmos no mesmo local, a partir das 17h30.
“CENTRÔ!”
Lançado no dia 14 de março, o “CENTRÔ!” leva programação cultural gratuita semanalmente às ruas e praças do Centro de São Paulo, e ocorre regularmente para celebrar a arte de rua, impulsionando o desenvolvimento técnico e profissional de artistas locais e levando mais democratização do acesso à cultura por meio de intervenções itinerantes em pontos icônicos do centro histórico, nas varandas e calçadas. Assim, tais lugares ganham um novo significado, transformando-os em palcos públicos.
Com foco nos artistas de rua, a programação reúne teatro, circo, música e diversas linguagens para a dinâmica das ruas, oferecendo novas experiências aos munícipes. As intervenções acontecem às sextas e sábados, em diferentes horários, transformando o centro histórico em um circuito de descobertas artísticas.
A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.
CENTRÔ!
Intervenção Artística
Dias: 11 e 12 de abril
Horários: entre 11h e 20h
Locais:
Largo do Café – Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01010-001)
Praça Antonio Prado – Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01010-001)
Rua Quinze de Novembro – Sé (CEP: 13800-185)
Hall do Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República (CEP: 01037-010)
Sala do Conservatório, Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01035-000)
DIA 11/4
All Colours Band
Música, Livre
A versatilidade da banda traz o Jazz, Blues, Soul, Rock em um show com muita potência vocal e solos vibrantes. A Banda vem com um show inédito para esta temporada, com virtuosidade e sofisticação, cantando e tocando clássicos de artistas que marcaram época como Nina Simone, Billie Holiday, Ray Charles, entre outros.
11/4, 12h – Largo do Café, Centro
Cendiras B.girls
Dança, Livre
Destacando a força feminina na cena Hip Hop e exaltando a originalidade brasileira, o coletivo Cendiras é formado por seis B-Girls cuja identidade está profundamente conectada ao breaking. Com muita personalidade e representatividade, elas apresentam um showcase dinâmico e impactante com movimentos ritmados e acrobáticos, que traduzem a verdadeira essência da cultura Hip Hop.
11/4, 12h – Rua XV de Novembro, 194, Centro
Banda Cucamonga
Intervenção, Livre
No final do ano de 2012, o multi-artista circense, músico e banjoísta Wilson Vasconcelos, teve a percepção de reunir em um mesmo trabalho, linguagens distintas que pudessem explorar a alegria e a abordagem lúdica do circo com a liberdade e a virtuosidade de bons músicos. Com apresentações realizadas ao vivo na Av. Paulista, o grupo mantém constante evolução sem perder a característica de sua essência no formato “Street Band” – que se apresenta de forma itinerante e com interação permanente com o público.
11/4, 12h – Praça Antonio Prado, Centro
Ensemble FTM
Música, Livre
O Ensemble FTM, criado em 2018, é composto por músicos experientes do Theatro Municipal de São Paulo. O grupo se dedica à pesquisa de novos repertórios e arranjos, explorando possibilidades sonoras para instrumentos clássicos a partir da música popular brasileira do século XX. Suas apresentações, muitas vezes em formato de concertos didáticos, ocorrem em diversos espaços culturais da cidade, como a Sala do Conservatório, bibliotecas e centros culturais.
11/4, 12h – Hall do Theatro Municipal, Centro
Mac Fly Mob
Dança, Livre
A Mac Fly Mob é um coletivo de Hip Hop que já se tornou referência no breaking brasileiro, com uma identidade sólida enraizada no underground, transita na versatilidade das vertentes do Hip Hop. Com parcerias importantes e participações relevantes em campeonatos (com três B-Boys no Top 16 Brasil), o foco do grupo está sempre no futuro da cultura.
11/4, 13h – Largo do Café, Centro
Fernando Loko
Música, Livre
Conhecido por levar desde 2008 o bom e velho rock’n’roll para o público que circula pela Avenida Paulista, o artista de rua Fernando Loko apresenta seu repertório e irreverência com clássicos internacionais de todas as eras deste estilo que cativa todas as idades. Com sua inseparável Gibson, realiza na guitarra releituras de clássicos com domínio e técnica impecáveis.
11/4, 13h – Rua XV de Novembro, 194, Centro
Leone da Gaita
Música, Livre
O Blues é um gênero e forma musical que se desenvolveu a partir das raízes tradicionais das músicas africanas, crescendo através da oralidade e fazendo parte da construção identitária afro americana. Em 2015 Leone da Gaita realizou uma grande pesquisa sobre a história do blues inspirado pelas narrações de histórias, criou um trabalho com interlinguagens unindo a música e a literatura. Desde então, realiza o shows interativos, “Blues do Mississippi a Chicago” apresentando histórias marcantes que retratam os primórdios do blues.
11/4, 13h – Praça Antonio Prado, Centro
DIA 12/4
Recital dos alunos da Escola de Música da Fundação Theatro Municipal
Música, Livre
A Escola de Música de São Paulo se destaca como um ambiente propício ao desenvolvimento artístico e educacional, contribuindo significativamente para a formação de talentos musicais que têm impacto não apenas no Brasil, mas também além de nossas fronteiras.
12/4, 11h – Sala do Conservatório – Praça das Artes
Ciclistas Bonequeiros
Intervenção, Livre
O grupo “Ciclistas Bonequeiros” foi fundado em 2010 por um coletivo de artistas e educadores apaixonados por bicicletas e teatro de bonecos. O objetivo era combinar a paixão pela arte de rua com a mobilidade sustentável e a educação ambiental. Tudo começou com um caixote de feira e logo depois o grupo concretizou-se em uma séria pesquisa sobre o teatro lambe-lambe.
12/4, 12h – Praça Antônio Prado, Centro
Pagode da 27
Música, Livre
O Pagode da 27 nasceu em 2005 da reunião de sambistas do Grajaú na Rua 27 (R. Manoel Guilherme dos Reis). Considerada nos anos noventa uma das ruas mais perigosas da zona sul, hoje ela é considerada uma rua de patrimônio cultural. O samba é tocado na rua todos os domingos e desde o início tem chamado a atenção de muitos amantes do samba.
12/4, 12h às 14h30 – Praça Antônio Prado, Centro
Theatro de Portas Abertas
Intervenção, Livre
Às terças-feiras e aos sábados, as portas do Theatro Municipal ficam abertas para que o público possa conhecer sua arquitetura e seus elementos artísticos.
Aos sábados serão oferecidas atividades para ampliar as possibilidades de experimentações nos espaços. As inscrições para as atividades serão feitas no local, as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
Salão nobre, foyer e varanda poderão ser visitados pelos participantes inscritos nas atividades.
12/4, 12h às 14h30 – Theatro Municipal de São Paulo
Dj Nyack
Música, Livre
Com quase duas décadas de carreira, Nyack já levou sua música para grandes palcos no Brasil e no exterior, além de ser fundador da icônica festa Discopédia e idealizador da Rádio Gatilho FM. No Centrô, ele entrega uma experiência sonora intensa e cheia de groove, fazendo da pista um espaço de conexão e celebração.
12/4, 15h às 17h30 – Praça Antônio Prado, Centro
Carlos do Complexo
Música, Livre
Nascido e criado no Complexo do Engenho da Rainha, no Rio de Janeiro, o artista se consolida como um dos produtores mais geniais desta geração. CDC, como também é conhecido, está constantemente experimentando sonoridades da EDM, R&B, funk carioca, músicas africanas, entre outros gêneros.
12/4, 17h30 às 20h – Praça Antônio Prado, Centro
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.