Rede Alright: Folha do Mate recebe prêmio por solução inovadora no Combate à Desinformação

Folha do Mate, parceiro da Rede Alright no Rio Grande do Sul (RS), foi um dos cinco veículos brasileiros contemplados no prêmio do Programa Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação do Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

Com uma iniciativa inovadora que já se torna exemplo para outros veículos de notícias locais, a equipe da Folha do Mate foi destaque pelo projeto que propõe atuar de maneira direta e efetiva para combater a desinformação, um desafio cada vez mais complexo no cenário digital atual.

A abordagem é atuar, por meio de um sistema de verificação de fontes das notícias veiculadas no site www.folhadomate.com, identificando os responsáveis pelos conteúdos. “Nossa proposta é atuar onde temos pleno domínio, explicitando a autoridade de nossas fontes e, com isso, fazendo ao mesmo tempo um movimento de valorização dos profissionais de credibilidade”, explica Paula Carvalho, diretora comercial da Folha do Mate sobre a proposta premiada.

O reconhecimento veio como um incentivo ao trabalho dedicado da equipe que está comprometida com a construção de um ambiente informativo confiável. “Mais do que a premiação, ficamos felizes pelo reconhecimento do propósito de nosso projeto, e por contar com o suporte do Projor em seu desenvolvimento”, afirmou Paula sobre a expectativa gerada na equipe ao receber a notícia do prêmio.

Com esse suporte, a Folha do Mate já iniciou o trabalho em colaboração com o Codesinfo. A equipe teve a primeira reunião oficial com representantes do projeto para alinhar demandas e cronogramas. As cinco organizações jornalísticas receberão o investimento de até R$ 100 mil do Fundo de Inovação ao longo do ano de 2024.

“Ter nosso projeto entre os cinco selecionados no país demonstra que estamos trilhando um caminho correto, no qual buscamos um jornalismo propositivo, com responsabilidade e profissionalismo, atuando pelo desenvolvimento das comunidades onde atuamos, com ética e transparência”, comenta Paula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui