São Paulo (SP), junho de 2025: Com o objetivo de se aproximar do consumidor, diversas indústrias têm adotado o sistema de franquias para alcançar o varejo e proporcionar uma experiência de consumo completa e diferenciada. Consolidadas nos mercados nacional e internacional, essas empresas buscam criar canais que reduzem ou eliminam a dependência de intermediários, permitindo estabelecer padrões de atendimento, preços competitivos e locais exclusivos de compra para os clientes. Este é o caso das indústrias que atuam na região Sul, como a Calçados Bibi e o Grupo Kyly, que detém a marca de vestuário Milon.
Como estratégia, as empresas participam da ABF Franchising Expo, entre 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo Capital, com o objetivo de impulsionar o crescimento sustentável via franquias e proporcionar uma experiência diferenciada e exclusiva aos consumidores.
Calçados Bibi
Fundada em 1949 no Rio Grande do Sul, a Calçados Bibi é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA), a empresa produz mais de 2,6 milhões de pares de calçados anualmente. Presente em mais de 60 países por meio da exportação, a Bibi é a maior rede de calçados infantis do Brasil com mais de 150 lojas franqueadas, sendo 22 delas internacionais, além de estar em mais de 3 mil pontos de venda multimarcas. A empresa iniciou a atuação com foco na indústria e em 2008 ingressou no franchising, visando aproximar a marca ainda mais do consumidor. Hoje, a Bibi destina cerca de 40% da sua produção fabril para as franquias e lojas próprias da rede. Tendo a inovação em seu DNA, nos últimos anos, a rede também investiu na compra de novos equipamentos seguindo o conceito de Indústria 4.0, que visa levar automação e tecnologia para as linhas de produção.
Atenta ao mercado digital, as vendas pelos canais online da companhia tiveram um incremento de 23,3% em 2024 se comparadas ao mesmo período de 2023. A estratégia de multicanalidade fortaleceu e aprimorou as experiências de compra do cliente. Por exemplo, a operação de ship from store, que consiste em transformar pontos físicos em centros de distribuição para atender ao e-commerce, obteve um aumento significativo de 26%. Em termos de expansão da rede de franquias, para este ano, a empresa planeja abrir 35 operações, sendo 20 no Brasil e 15 no exterior, com foco na América Latina e África. Para quem deseja se tornar um franqueado da rede, o investimento parte de R$ 400 mil, com faturamento médio de até R$ 160 mil e prazo de retorno de 36 meses.
Milon (Grupo Kyly)
O Grupo Kyly, uma das maiores empresas de vestuário infantil do Brasil, foi fundado há 40 anos e possui sede em Pomerode (SC). Com produção anual de mais de 30 milhões de peças, presente em mais de 35 países e 11 mil multimarcas, a indústria enxergou no Varejo uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o seu público-alvo. Com foco neste movimento, a Milon foi fundada em 2006 e entrou para o franchising após 10 anos, em 2016, com o objetivo de atender às necessidades dos consumidores que buscam por roupas e acessórios infantis em shopping centers. Atualmente com 118 lojas, a marca está presente em todos os estados brasileiros. Em 2024, a Milon registrou um crescimento de 17% no faturamento. Para 2025, a rede planeja abrir 17 novas operações, com foco no Sudeste, especialmente na Grande São Paulo, e no Centro-Oeste, incluindo cidades como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Brasília (DF). Além disso, com mais de 72% dos empresários da rede com duas ou mais unidades de franquias, a empresa aposta em multifranqueados, demonstrando a força e estabilidade do segmento de moda infantil. Com investimento inicial a partir de R$ 350 mil, faturamento médio mensal de R$ 130 mil e retorno estimado a partir de 24 meses, o modelo de franquia da Milon atrai perfis diversificados de investidores.