Com o reforço das ações de bloqueio contra o sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde, em parceria com as equipes estaduais e municipais de saúde, tem intensificado estratégias de prevenção em diferentes regiões do país. Alinhado a esse cenário, o Colégio Marista Arquidiocesano, localizado na Vila Mariana (SP), promove nesta quinta-feira (4) uma ação de imunização contra o sarampo para seus colaboradores, entre professores e colaboradores de diferentes setores.
A iniciativa acontece das 10 às 16 horas, no próprio colégio, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, seguindo as diretrizes do Programa Municipal de Imunizações (PMI) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é a principal medida de prevenção contra o sarampo, doença que voltou a preocupar em diferentes regiões do país. Em 2024, já foram distribuídas mais de 13,6 milhões de doses da tríplice viral, e a cobertura vacinal da primeira dose ultrapassa 90%. Apenas neste ano, mais de 82 mil doses extras foram aplicadas, incluindo na Região Metropolitana de São Paulo.
Segundo o médico do Colégio Marista Arquidiocesano, Dr. Milton Osaki, momentos de alerta como esse são cruciais. “Cuidar da saúde dos colaboradores de uma instituição de ensino, em especial no caso da vacinação contra o sarampo, é essencial para proteger os alunos, principalmente as crianças. A imunização cria um círculo de proteção, pois o ambiente escolar é de convívio próximo e intenso. Ao garantir que professores e colaboradores estejam imunizados, reduzimos o risco de propagação da doença, protegendo os mais vulneráveis e fortalecendo a saúde coletiva.”
Além dessa ação, o colégio mantém iniciativas permanentes de cuidado com a saúde dos profissionais. Todos os anos, realiza campanhas internas de vacinação contra a gripe H1N1, em 2025, a imunização ocorreu em abril; e por meio da rede Marista Brasil, oferece palestras, programas gratuitos de saúde mental, atendimentos psicológicos, iniciativas voltadas a gestantes, entre outros benefícios.
O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode trazer complicações graves, principalmente em crianças menores de 5 anos, gestantes, pessoas desnutridas e indivíduos imunodeprimidos. A vacina é segura, gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.
O serviço médico do Colégio Marista Arquidiocesano reforça que a baixa cobertura vacinal, somada ao aumento de casos em outros países e à alta transmissibilidade do vírus, evidencia a urgência da imunização. “Para os alunos, a saúde dos colaboradores é uma proteção indireta, mas essencial. O vírus do sarampo é um dos mais contagiosos que existe. Uma pessoa infectada pode transmitir a doença para até 90% das pessoas próximas que não estão imunizadas. Ele se espalha pelo ar e pode permanecer em ambientes fechados por horas”, finaliza Milton Osaki.
Sobre o colégio:
O Colégio Marista Arquidiocesano faz parte da rede de colégios e escolas do Marista Brasil, que está presente em 20 estados brasileiros, atendendo cerca de 100 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/.
Foto: Divulgação