Sistema Paulista de Ambientes de Inovação ganha novas adesões e impulsiona mais empreendimentos

O Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), política pública da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de SP, ganhou novas adesões nos três primeiros meses de 2025 e conta atualmente com 67 ambientes credenciados. Na capital, ingressou no Spai a Quintessa Aceleradora de Negócios de Impacto, sediada no bairro de Pinheiros, zona oeste da cidade. A empresa, para além da tarefa de aceleração, promove agendas de inovação, impacto positivo e atua com o conceito de ESG – ambiental, social e governança – prática empresarial que equilibra esses três aspectos.

A nova integrante do Spai estabelece parcerias entre empreendedores, mentores, investidores e executivos de grandes empresas, institutos, fundações, filantropos e famílias empresárias que se interessam por iniciativas inovadoras. Foi fundada há 15 anos e está focada em temáticas de uso da terra (bioeconomia e restauração), descarbonização, inclusão produtiva e ecossistema de impacto. “Queremos superar desafios sociais e ambientais relevantes por meio de soluções empreendedoras. Trabalhamos pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado”, descreve Anna de Souza Aranha, sócia e Co-CEO da empresa.

Com o mapeamento de mais de 5 mil soluções de impacto e o impulsionamento de mais de 800 empreendimentos, a Quintessa ingressou no Spai motivada a “aproximar o ecossistema de impacto ao de ciência e tecnologia, e assim desenvolver ainda melhor os programas de deep techs que buscam soluções climáticas e apoiar empreendimentos com soluções de base tecnocientífica, ”.

“Mesmo as aceleradoras que já estão consolidadas no mercado podem se beneficiar da interação promovida pelo Spai”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Vahan Agopyan. O Spai é um programa estratégico criado para incentivar a interação entre os ambientes inovadores do Estado de São Paulo, com o objetivo de gerar benefícios concretos, econômicos e sociais, para as cidades e suas populações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui