Segurança é um compromisso diário. Neste mês, a campanha Abril Verde chega para lembrar que ambientes de trabalho seguros e saudáveis são conquistas coletivas que exigem atenção constante e ações preventivas. As datas comemorativas reforçam a mensagem do Dia Mundial da Saúde (7/04) sobre a importância de cuidar do bem-estar físico e mental, e do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/04), que convida à adoção de práticas que salvam vidas.
Os engenheiros de segurança do trabalho desempenham um papel fundamental nesse processo, com a construção de uma cultura organizacional voltada à prevenção de acidentes e à proteção dos trabalhadores. É desses profissionais o papel de identificar riscos, implementar medidas preventivas e garantir a conformidade com normas regulamentadoras, reduzindo incidentes e fortalecendo a responsabilidade social das empresas, o que reflete diretamente na produtividade, satisfação dos colaboradores e na reputação da organização.
Em sintonia com esse propósito, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) apresenta uma programação especial por meio do Crea-SP Capacita, iniciativa que oferece cursos gratuitos de diversos temas relacionados à área tecnológica e temas de desenvolvimento pessoal, que aborda temas estratégicos para engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores. A agenda conta com quatro eventos direcionados para a qualificação e atualização em áreas como segurança no trabalho, gestão pública e regulamentação urbanística.
“A segurança e a capacitação dos profissionais são pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável da área tecnológica e, consequentemente, da segurança de toda a sociedade. Reafirmamos nosso compromisso com a atualização e o aprimoramento das boas práticas”, ressalta a engenheira. Lígia Mackey.
O primeiro encontro do mês dá continuidade à Trilha de Gestão Pública, iniciada em 2024. Agora, no módulo 13, que acontece no próximo dia 9/04, às 19h, o tema abordado é a Inteligência Artificial na Administração Pública, com a presença do mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Diogo Rais. A previsão é que o curso completo tenha ainda outras oito aulas, totalizando 21 módulos. O de maio já tem assunto definido, sobre Planos de Mudanças Climáticas e Soluções Baseadas na Natureza. Assim como no ano passado, o professor Wilson Levy, advogado e doutor em Direito Urbanístico pela PUC-SP, com pós-doutorado em Urbanismo pela Mackenzie, acompanha toda a formação.
Na sequência do cronograma de abril está a palestra Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, marcada para o dia 15, também às 19h, com o especialista e engenheiro Eduardo Latorre, pós-graduado em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 38 anos de experiência na área prevencionista. Já no dia 23, das 19h às 21h, é a vez de aprender sobre Segurança em Obras: saiba gerenciar crises jurídicas, operacionais e reputacionais da empresa, capacitação para gestão de crises e responsabilidades legais em caso de acidentes em obras. Os advogados Clarissa Oliveira, especialista em direito penal econômico pela Universidade em Coimba, e Felipe Estefam, autoridade em Direito Público e Regulação pela PUC-SP, tratam de auditoria, compliance e assistência às famílias de vítimas de ocorrências.
Encerrando o mês de abril, no dia 28, das 19h às 22h, o Crea-SP lança a Trilha de Regulação Urbanística Indutora. A formação tem como tema central o Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo, e reúne o vereador Rodrigo Goulart, eleito por São Paulo e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade de São Paulo (USP); o engenheiro civil Claudio Bernardes, formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia; e, novamente, o professor e advogado Wilson Levy, que retorna para falar sobre os desafios e perspectivas do planejamento urbano.
Todos os conteúdos são gratuitos, estão abertos ao público e têm formato híbrido, presencialmente na Sede Angélica do Crea-SP, localizada na Av. Angélica, 2.364, Consolação, São Paulo/SP), e on-line pela TV Crea-SP, canal do Conselho no YouTube. As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla e mais informações devem ser consultadas no portal do Crea-SP Capacita.
Sobre o Crea-SP Capacita – O programa Crea-SP Capacita tem como objetivo promover o desenvolvimento contínuo dos profissionais do Sistema Confea/Crea, oferecendo cursos gratuitos com temas relevantes e atuais para o mercado da engenharia, arquitetura e agronomia.
Sobre o Crea-SP – Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.