Localizado na zona leste da cidade de São Paulo, o Shopping Metrô Itaquera receberá no dia 28 de setembro, das 12h às 18h, uma ação estratégica de vacinação gratuita contra o papilomavírus humano (HPV), organizado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA). Serão aplicadas doses da vacina tetravalente – que imuniza contra o papilomavírus humano (HPV) dos tipos 6, 11, 16 e 18. Poderão receber a vacina todas as pessoas presentes que estejam inseridas no grupo preconizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina é recomendada para as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos; pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, em tratamento de câncer, submetidas a transplantes, com imunodeficiência primária ou erro inato da imunidade, pessoas imunocompetentes de 9 a 45 anos vítimas de violência sexual. Nesta ação serão incluídos também os meninos e meninas até 19 anos, não vacinados previamente. A vacinação extramuros será realizada por equipes da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. A atividade contará com a participação de profissionais de saúde do EVA e do A.C.Camargo Cancer Center, que farão a conscientização sobre HPV e sobre os cânceres HPV relacionados. O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que em 90% dos casos é contraído por meio do contato sexual, genital ou oral. O HPV é tão comum que afeta quase 80% das pessoas sexualmente ativas.
Além de representarem a causa de câncer de colo do útero, o tumor ginecológico mais incidente nas mulheres brasileiras, os HPVs oncogênicos também estão associados com outros tipos de tumores malignos. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, o número de casos de câncer associados ao HPV por tipo de câncer é de 75% para câncer de vagina, vulva (69%), pênis (63%), ânus (91%) e orofaringe/garganta (70%).
“É fundamental que tanto as mulheres, quanto os homens, de todos os grupos preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações, recebam as doses da vacina. Desta forma, é quebrada toda a cadeia de transmissão e, assim, são prevenidos diferentes tipos de câncer”, ressalta a oncologista clínica Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, coordenadora de advocacy do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) e líder clínica do Centro de Referência em Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo Cancer Center.
CAMPANHA “SETEMBRO EM FLOR”
A campanha “Setembro em Flor” foi criada em 2021 pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) com o objetivo de disseminar informação para a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer ginecológico. O símbolo da campanha é uma flor, com pétalas de diferentes cores, com cada cor representando um dos cinco tumores ginecológicos (colo uterino, corpo uterino, ovário, vulva e vagina). A flor é um símbolo de vida, pureza, feminilidade, fertilidade, o que representa bem a mulher.
A campanha “Setembro em Flor” deste ano, que tem a atriz Marieta Severo como madrinha pelo segundo ano consecutivo, tem como tema “Há vida além do câncer”. “Nosso objetivo é oferecer o máximo de conhecimento para a população, assim preparamos muitas ações para o mês de setembro e em diferentes formas de comunicação como: episódios de podcast nas plataformas digitais e no canal do Youtube do EVA, cartilhas educativas, infográficos e ações de vacinação e estímulo a realização dos exames de prevenção.
Sobre o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) – O EVA é uma associação sem fins lucrativos, atualmente presidida pelo ginecologista oncológico Glauco Baiocchi Neto, gestão de 2022-2024, composta em sua maioria por médicos, com missão de combate ao câncer ginecológico, com foco na educação, pesquisa e prevenção, promovendo apoio e acolhimento às pacientes e aos familiares.
Informações à Imprensa
SENSU Consultoria de Comunicação