EVA promove mutirão de vacina que previne HPV no Shopping Metrô Itaquera no dia 28

Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológico (EVA) levará vacinação contra HPV ao Shopping Metrô Itaquera Shopping Metrô Itaquera

Localizado na zona leste da cidade de São Paulo, o Shopping Metrô Itaquera receberá no dia 28 de setembro, das 12h às 18h, uma ação estratégica de vacinação gratuita contra o papilomavírus humano (HPV), organizado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA). Serão aplicadas doses da vacina tetravalente – que imuniza contra o papilomavírus humano (HPV) dos tipos 6, 11, 16 e 18. Poderão receber a vacina todas as pessoas presentes que estejam inseridas no grupo preconizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina é recomendada para as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos; pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, em tratamento de câncer, submetidas a transplantes, com imunodeficiência primária ou erro inato da imunidade, pessoas imunocompetentes de 9 a 45 anos vítimas de violência sexual.  Nesta ação serão incluídos também os meninos e meninas até 19 anos, não vacinados previamente. A vacinação extramuros será realizada por equipes da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. A atividade contará com a participação de profissionais de saúde do EVA e do A.C.Camargo Cancer Center, que farão a conscientização sobre HPV e sobre os cânceres HPV relacionados. O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que em 90% dos casos é contraído por meio do contato sexual, genital ou oral. O HPV é tão comum que afeta quase 80% das pessoas sexualmente ativas.

Além de representarem a causa de câncer de colo do útero, o tumor ginecológico mais incidente nas mulheres brasileiras, os HPVs oncogênicos também estão associados com outros tipos de tumores malignos. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, o número de casos de câncer associados ao HPV por tipo de câncer é de 75% para câncer de vagina, vulva (69%), pênis (63%), ânus (91%) e orofaringe/garganta (70%).

“É fundamental que tanto as mulheres, quanto os homens, de todos os grupos preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações, recebam as doses da vacina. Desta forma, é quebrada toda a cadeia de transmissão e, assim, são prevenidos diferentes tipos de câncer”, ressalta a oncologista clínica Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, coordenadora de advocacy do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) e líder clínica do Centro de Referência em Tumores Ginecológicos do A.C.Camargo Cancer Center.

CAMPANHA “SETEMBRO EM FLOR”

A campanha “Setembro em Flor” foi criada em 2021 pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) com o objetivo de disseminar informação para a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer ginecológico. O símbolo da campanha é uma flor, com pétalas de diferentes cores, com cada cor representando um dos cinco tumores ginecológicos (colo uterino, corpo uterino, ovário, vulva e vagina). A flor é um símbolo de vida, pureza, feminilidade, fertilidade, o que representa bem a mulher.

A campanha “Setembro em Flor” deste ano, que tem a atriz Marieta Severo como madrinha pelo segundo ano consecutivo, tem como tema “Há vida além do câncer”. “Nosso objetivo é oferecer o máximo de conhecimento para a população, assim preparamos muitas ações para o mês de setembro e em diferentes formas de comunicação como: episódios de podcast nas plataformas digitais e no canal do Youtube do EVA, cartilhas educativas, infográficos e ações de vacinação e estímulo a realização dos exames de prevenção.

Sobre o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) – O EVA é uma associação sem fins lucrativos, atualmente presidida pelo ginecologista oncológico Glauco Baiocchi Neto, gestão de 2022-2024, composta em sua maioria por médicos, com missão de combate ao câncer ginecológico, com foco na educação, pesquisa e prevenção, promovendo apoio e acolhimento às pacientes e aos familiares.

Informações à Imprensa 

SENSU Consultoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui