São Paulo, 29 de outubro de 2025 – Apesar da adoção do modelo híbrido de trabalho, que proporciona uma flexibilização da ida diária aos escritórios após a pandemia da Covid-19, a Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, apresenta um cenário bem diferente, com aumento no volume de passageiros registrado especialmente nos dias úteis.
Dados de julho deste ano mostram que a Linha transportou uma média de 541 mil passageiros por dia útil, superando em 7,65% o volume observado no mesmo mês de 2019, quando recebeu 503 mil clientes. Isso indica que a demanda cotidiana não apenas se recuperou, mas cresceu no período pós-pandemia.
Em números gerais, considerando fins de semana e feriados, o aumento percentual foi de 4,5%. Porém, a média aos finais de semana e feriados permanece estável em relação ao período antes do isolamento, o que reforça que o aumento de fluxo não se deve apenas ao lazer ou eventos, mas aos deslocamentos regulares. Somados, sábados, domingos e feriados registraram uma variação positiva de 3,9%.
Não foi apenas em julho
Esse comportamento se confirma ao longo de todo o primeiro semestre de 2025 em relação aos mesmos períodos de 2019. Janeiro e fevereiro já mostraram recuperação robusta, com altas de 429 mil para 499 mil passageiros/dia útil (+16,2%) e de 533 mil para 582 mil (+9%), respectivamente.
Nos meses seguintes, a tendência positiva se manteve: março passou de 524 mil para 579 mil (+10,4%), abril de 564 mil para 598 mil (+6%), maio de 567 mil para 585 mil (+3,1%) e junho de 519 mil para 566 mil (+8,9%). O resultado mostra que a Linha 5-Lilás não apenas compensou a perda observada em outras linhas no período pós-pandemia, como consolidou um patamar elevado de passageiros em dias de semana, evidenciando um fluxo regular e sustentável.
Crescimento por estação
Chácara Klabin foi a que apresentou o maior avanço em número absoluto de clientes: 21,6 mil a mais por dia útil em relação aos primeiros meses de 2019, o que representa uma alta de 32,3%. A estação, ponto de conexão entre as linhas 5-Lilás e 2-Verde, vem se consolidando ao longo dos anos desde que passou a permitir a integração entre os dois ramais, em 2018.
Campo Belo apresentou o segundo maior crescimento absoluto, registrando 9,8 mil novos embarques diários. Percentualmente, é o mais expressivo (290%), mas esse número se explica pelo fato de a estação ter sido inaugurada apenas em abril de 2019.
Capão Redondo, com acréscimo de 6 mil clientes por dia útil, Santo Amaro, com 5,9 mil passageiros a mais, e Vila das Belezas, onde 1,5 mil pessoas passaram a embarcar diariamente, foram outras paradas que também
registraram crescimento no período.
Como a 5-Lilás se preparou para receber novos clientes
A ViaMobilidade já investiu R$ 114 milhões na modernização da Linha 5-Lilás, que se revertem em uma melhoria da experiência dos passageiros. Percepção já sentida na pesquisa de satisfação realizada em outubro do último ano, quando 89% dos usuários classificam o serviço da Linha 5-Lilás como bom ou muito bom.
Entre as principais ações estão obras de revitalização e melhorias em acessibilidade e fluidez nas estações, com destaque para as 34 novas rampas de fibra de vidro instaladas ao longo da linha. Mais leves e duráveis, elas garantem melhor ajuste entre o trem e a plataforma, tornando o embarque mais seguro e confortável. Estações como Giovanni Gronchi e Capão Redondo também passam por modernizações em seus equipamentos.
Um dos destaques recentes é o projeto pioneiro de Linguagem Simples na Estação Hospital São Paulo, que reformulou a sinalização para facilitar a compreensão das informações pelos passageiros. A iniciativa beneficia especialmente pessoas com deficiência intelectual, TEA (Transtorno do Espectro Autista), idosos, crianças e público com baixo letramento, reforçando o compromisso da concessionária com a inclusão e a acessibilidade.
No campo da tecnologia, a ViaMobilidade avança com o projeto que leva conectividade 4G e 5G às estações subterrâneas da Linha 5-Lilás. Oito delas já contam com a infraestrutura instalada — Brooklin, Borba Gato, Alto da Boa Vista, Adolfo Pinheiro, Campo Belo, Largo Treze, Moema e Eucaliptos — ampliando o conforto e a conveniência dos passageiros.
Além disso, está em andamento o projeto de extensão até o Jardim Ângela, que prevê a construção de duas novas estações, com expectativa de atender pouco mais de 50 mil passageiros a mais por dia útil.
Sobre a ViaMobilidade – Linhas 5 e 17
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.
