O sábado foi de amor em quatro patas no MorumbiShopping. Das 10h às 18h, a Maratona de Adoção, iniciativa organizada pelo Instituto Caramelo em parceria com o movimento Art For Pets, transformou o espaço em um ponto de encontro entre pessoas e animais que buscam uma nova chance. Cerca de 50 cães e gatos, de diferentes idades e personalidades, estiveram disponíveis para adoção: todos castrados, vacinados, vermifugados e microchipados. Ao longo do dia, mais de 30 bichinhos saíram do evento direto para um novo lar, levando consigo o começo de uma nova história.
Mais do que uma feira, a Maratona de Adoção é um convite à adoção responsável. Para levar um pet para casa, o candidato precisa ter mais de 21 anos e apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Em seguida, preencher um formulário detalhado sobre o novo ambiente do animal: rotina da casa, número de moradores, presença de telas de proteção e condições financeiras para cuidar. Só depois dessa etapa, os veterinários do Instituto avaliam se o pet está apto para aquela adoção.
“Estamos muito felizes com o resultado desse evento incrível, que também é mais uma maneira de comemorarmos os dez anos do nosso trabalho”, celebra Yohanna Perlman, diretora executiva do Instituto Caramelo. “É muito gratificante ver o público engajado nesse ato de amor que é a adoção. Cada animal que ganha uma família representa uma nova história de afeto e responsabilidade”.
Entre as histórias que marcaram o dia está a da publicitária Bianca Dias, que se apaixonou por Caetano, um cãozinho de nove anos. Em meio a olhares voltados para os filhotes, ela decidiu acolher um companheiro mais maduro.
“Eu não tinha nenhum pet e estava querendo ter um cachorrinho há muito tempo. Vim com a convicção de que iria adotar e me apaixonei por ele de primeira. Tenho certeza de que o Caetano será um ótimo companheiro”, contou.
Outra adoção com final feliz foi a da cadelinha Peggy, de três anos, que chegou ao Instituto com alopecia generalizada. Depois de meses de tratamento e muito carinho, recuperou a saúde e o brilho no olhar, conquistando o coração do casal Rodolfo Araújo, médico, e Lara Caetano, professora.
“A gente já tinha a intenção de adotar e começou a falar mais sobre isso depois de assistir ao filme Caramelo. É fundamental cuidar bem dos bichos, e ações como essa são essenciais para conscientizar sobre a importância de adotar. Nossa expectativa é cuidar muito bem dela e que ela fique conosco por toda a vida”, contaram.
Quem também marcou presença foi o ator Leandro Lima, que foi prestigiar a Maratona ao lado da família. Apaixonado por animais, ele já é tutor de um gato e de uma tartaruga adotada e, há três semanas, deu um novo passo nesse amor ao adotar o cachorrinho Chico, que o acompanhou no evento e conquistou olhares por onde passava.
Amendoim e as estrelas de “Caramelo”
O carismático cãozinho Amendoim, estrela do filme Caramelo, também participou da Maratona ao lado dos atores Arianne Botelho e Bruno Vinícius, que dividiram cena com ele nas telonas. O trio encantou o público e reforçou a importância da causa.
“No nosso país, muitos cachorros e gatos são abandonados. Então, encontrar um lar definitivo, com responsabilidade e cuidado, como faz o Instituto Caramelo, é uma atitude muito nobre. Estou muito feliz com essa movimentação e com esse resultado”, afirmou Bruno Vinícius.
Para a atriz Arianne Botelho, o evento tem um papel social essencial: “A causa animal deveria ser uma preocupação coletiva, não apenas de um grupo. Acho primordial que o Instituto Caramelo faça esse cadastro e analise a situação familiar de quem vai adotar, porque trata-se de uma responsabilidade com uma vida. Espero que essa e outras feiras sigam ajudando a transformar a realidade de tantos bichinhos”.
|
O evento também contou com a participação de tutores que adotaram em edições anteriores. Entre eles, o casal Thuane Almeida e Paulo César que, em janeiro de 2024, levou para casa dois cãezinhos: a Vênus e o Apolo. Eles voltaram ao shopping acompanhados da dupla para contar à equipe do Instituto Caramelo como os pets transformaram o dia a dia da família.
A arte que inspira o amor pelos pets
A Maratona de Adoção é uma das ações mais simbólicas do movimento Art for Pets. Paralelamente às adoções, o público pôde acompanhar de perto o trabalho de artistas plásticos que pintam as esculturas que fazem parte da mostra. São 30 obras de cães e gatos, com 1,4 metro de altura, que ficarão expostas no MorumbiShopping até 11 de novembro. A partir do dia 12, elas seguem para ruas, avenidas e parques de São Paulo em uma grande exposição pública que se estende até 11 de dezembro.
Enquanto pintava sua obra intitulada “Gateria de Arte”, a artista plástica Natália dos Santos, que tem dois gatos adotados, destacou a importância de unir arte e conscientização:
“Essa é uma obra muito pessoal, feita com afeto. Ver essas esculturas espalhadas pela cidade é uma forma linda de lembrar as pessoas da importância da adoção, especialmente dos gatos, que muitas vezes ficam dentro de casa e acabam menos lembrados. É um projeto que toca o coração”.
|
Para o casal de influenciadores e atores Léo Bagarolo e Evelin Camargo, tutores de Mada e Bica, que juntos reúnem mais de 18 milhões de seguidores nas redes sociais, participar da ação promovida pelo Instituto Caramelo foi uma forma de reforçar uma causa que consideram essencial: a conscientização sobre a adoção responsável e o bem-estar animal.
“Eventos como este têm um papel fundamental na promoção da adoção consciente e no incentivo à convivência harmoniosa entre humanos e animais. Nós mesmos adotamos a Lola, nossa gatinha que foi resgatada das ruas. Está comprovado que a presença dos pets transforma positivamente nossas vidas, contribuindo para o equilíbrio emocional e a qualidade de vida. Além disso, retirar animais das ruas e proporcionar um lar seguro e afetuoso é algo profundamente gratificante”, destaca Léo Bagarolo.
Sobre o Instituto Caramelo
O Instituto Caramelo nasceu em fevereiro de 2015 a fim de dar voz àqueles que não podem falar! Uma organização não governamental sem fins lucrativos, dedicada ao resgate e cuidado de animais domésticos em situação de maus tratos e abandono. Nosso trabalho não cuida somente dos animais, mas da sociedade como um todo – com foco na saúde pública, controle de zoonoses e a diminuição da taxa de natalidade de animais errantes. Tudo isso através de castrações gratuitas, conscientização da saúde preventiva, vacinação, adoção consciente e educação.
Com um hospital veterinário 24 horas, realizamos intervenções emergenciais, entrada dos resgatados e acompanhamento contínuo até que os animais estejam prontos para adoção responsável. As atividades que desenvolvemos incluem resgates, manutenção de mais de 300 animais, campanhas de castração e atendimentos externos para tutores em situação de vulnerabilidade social.
Como principais resultados de nossas ações, destacamos as boas adoções que conseguimos proporcionar aos mais de 6 mil animais resgatados ao longo desses mais de 10 anos. Nosso objetivo final é que cada animal, sob nossa tutela, encontre um lar onde seja amado e bem cuidado.