Poupatempo ganha 21 novas unidades no semestre e chega a 218 municípios de São Paulo

No primeiro semestre de 2023, 21 unidades do Poupatempo foram implantadas e integradas ao Detran-SP, para beneficiar quem precisa de atendimento presencial, como primeira via ou atualização do RG e mudanças nas características de veículos, por exemplo.

Além do atendimento presencial, o programa disponibiliza 266 serviços digitais no portal, app Poupatempo Digital, 900 totens de autoatendimento e assistente virtual no WhatsApp.

No primeiro semestre deste ano, mais de 65% das solicitações foram feitas de forma on-line. No período foram contabilizados 23,2 milhões de atendimentos, dos quais 15,4 milhões digitais e outros 7,8 milhões presencialmente, nos postos físicos, distribuídos em 218 municípios.

Na capital paulista, que conta com 12 postos, um dos mais movimentados é o da Lapa, na Zona Oeste, onde diariamente são realizados cerca de 1,5 mil atendimentos.

A gerente da unidade, Valeska da Silva, explica que o serviço do Poupatempo facilita e otimiza a vida do usuário: “Antigamente, para tirar um RG você precisaria ir até a delegacia e aguardar aproximadamente 60 dias para ficar pronto. Hoje, quando uma segunda via é solicitada, o documento chega na residência do cidadão em até 15 dias úteis, um grande benefício, reduzindo em 45 dias o tempo de espera”.

É o caso da professora de música, Ernestina Blaser. Recentemente, ela perdeu o RG e procurou a unidade da Lapa para emitir a segunda via: ” Achei legal colocar outros números de outros documentos no cartão. Eu só não coloquei o tipo sanguíneo”, explica ela sobre a possibilidade de incluir na carteira de identidade outros documentos. Atualmente, é possível solicitar a inclusão do CPF, título de eleitor, CNH, carteira de trabalho, PIS-Pasep, cartão do SUS, fator RH, tipo sanguíneo, identidade profissional, nome social, entre outros.

A solicitação do RG – emitido pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), da polícia civil, é uma das mais procuradas. Tanto a segunda via, como a primeira via. Com uma filha de um ano e dois meses, a desempregada Tamara Cristina da Silva fez o agendamento para emitir o primeiro RG da filha Olívia. “Eu vou associar ela no convênio que meu pai tem, por isso vou precisar do RG dela”.

Outro serviço bastante requerido é a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. É o caso do sócio proprietário de uma empresa de segurança eletrônica, Renato Dionísio. Ele estava com a CNH vencida desde maio: “Aqui eu já faço o exame médico e saio com tudo resolvido”.

Com as novas unidades, o Estado de São Paulo passa a contar com 230 postos do Poupatempo. Elas vão beneficiar moradores das cidades de Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bariri, Cajamar, Cândido Mota, Conchal, Embu das Artes, Guapiaçu, Louveira, Mirandópolis, Monte Aprazível, Nazaré Paulista, Paranapanema, Poá, Pontal, Rio das Pedras, Santana de Parnaíba, Tabatinga, Tambaú e Tupi Paulista.

Além da renovação de CNH, pesquisa de débitos e pontos na habilitação, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, por exemplo, também é por meio dos canais digitais que os usuários podem agendar de forma segura, obrigatória e gratuita, a data e o horário para atendimento presencial.

Responsável por quase 13 milhões de serviços, o aplicativo Poupatempo Digital é o meio mais utilizado para realização dos serviços oferecidos no Poupatempo. Para facilitar ainda mais o uso do app, o Governo de São Paulo implantou no último dia 30 de junho o acesso a ele por meio da plataforma GOV.BR.

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