A Prefeitura de São Paulo vai aplicar vacinas contra a gripe e a Covid-19 nas estações Itaquera, da linha 3 – Vermelha do Metrô, e São Mateus, da Linha 15- Prata do Monotrilho, na próxima semana.
Os profissionais de saúde vão atender a população nos dias 17, 19 e 21 de julho, entre 9h e 19h. Para se vacinar, é preciso apresentar um documento com foto. Não é necessário levar a caderneta de vacinação. Adultos e crianças poderão receber os imunizantes.
Desde o dia 15 de maio, a vacinação contra o vírus Influenza é oferecida a todos os moradores com mais de seis meses de idade. Até agora, no entanto, apenas 3,2 milhões de pessoas foram aos postos receber a dose do imunizante.
A cobertura de reforço contra a Covid-19 também está baixa. Segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, só 5,1 milhões de paulistanos estão com a segunda dose de reforço no braço.
Em alguns públicos, como o de crianças entre 6 meses e 2 anos, a imunização contra a Covid-19 não atingiu nem o ciclo mínimo de proteção. Só 8,2% das crianças com esta idade tomaram as três doses da vacina.
Quem pode se vacinar
A vacina contra a Covid-19 está disponível para toda a população a partir dos seis meses. Para a primeira dose de reforço, estão elegíveis crianças a partir dos três anos, adolescentes e adultos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses.
A segunda dose de reforço pode ser aplicada nas pessoas com mais de 18 anos e que receberam a dose anterior há pelo menos quatro meses.
A Pfizer bivalente, que protege contra variantes do coronavírus, pode ser tomada por quem tem mais de 18 anos e já tomou pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19.
Maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas e residentes em instituições de longa permanência também podem receber a vacina.