São Paulo, 21 de agosto de 2025 — O Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, promoverá na próxima segunda (26 de agosto), das 9h às 13h, no auditório da ESPM Tech, em São Paulo, o seminário “Desafios do Decreto EAD: Uso das tecnologias e engajamento pedagógico”.
O evento, gratuito, acontece de forma presencial e online, reunindo especialistas e autoridades para debater os impactos do novo marco regulatório da Educação a Distância (EAD) nos projetos de cursos, mediação pedagógica e aprendizado dos alunos, entre outros.
O seminário contará com a participação dos representantes do MEC, Marta Abramo, secretária da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), e Daniel de Aquino Ximenes, diretor da Diretoria de Regulação da Educação Superior.
Durante o encontro, também será lançado o Observatório EAD, iniciativa inédita do Semesp para monitorar, apoiar e analisar a implementação do novo marco regulatório com base em dados, estudos comparativos e boas práticas.
O Observatório EAD será voltado à análise e ao acompanhamento dos desafios da nova EAD no Brasil, a partir do Decreto nº 12.456/2025. Com foco prático e pedagógico, sua missão é produzir conhecimento aplicado, orientar boas práticas institucionais e fomentar o diálogo entre instituições, especialistas e formuladores de políticas públicas. A iniciativa busca preencher uma lacuna no acompanhamento da transição da EAD, oferecendo subsídios técnicos, dados qualificados.
Programação
9h Credenciamento
9h30 Abertura
Lúcia Teixeira, presidente do Semesp;
Marta Abramo, secretária da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC);
Luciana Maia Campos Machado, coordenadora da Rede de EAD do Semesp;
Dalton Pastore, presidente da ESPM.
10h10 Mesa 1 – Ensino superior em transformação: impactos do novo marco regulatório na organização das IES
Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp;
Carlos Longo, diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed);
Tatsuo Iwata, vice-presidente Acadêmico da ESPM.
11h30 Mesa 2 – Redesenhando modelos acadêmicos a partir do marco regulatório: impactos no projeto dos cursos, mediação pedagógica e aprendizado
Sérgio Franco, professor titular da Faculdade de Educação da UFRGS;
Daniel de Aquino Ximenes, diretor da Diretoria de Regulação da Educação Superior/MEC;
Cristina Elsner, cientista política, doutora em Políticas Públicas e Desenvolvimento Internacional, especialista em Gestão Estratégica.
12h40 Mesa 3 – Perspectiva – Os próximos passos do Observatório EAD e cooperação com a Universidade de Coimbra
Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp;
Cristina Maria Pinto Albuquerque, vice-reitora da Universidade de Coimbra.
13h Encerramento
Serviço
Evento: Seminário “Desafios do Decreto EaD: Uso das tecnologias e engajamento pedagógico” –
Data: 26 de agosto de 2025
Horário: das 9h às 13h
Local: ESPM Tech – Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo/SP
Formato: Presencial e transmissão online
Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável das instituições associadas e contribuir para a melhoria da educação acadêmica no país. Comprometido com a inovação, coordena redes de cooperação educacional, realiza estudos por meio do Instituto Semesp e promove a interação entre mantenedoras, profissionais e estudantes. Organiza eventos como o FNESP, maior fórum de ensino superior da América Latina, o Conic, as Jornadas Regionais, as Missões Técnicas nacionais e internacionais, entre outros, além de capacitar profissionais por meio da Universidade Corporativa Semesp.