O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, nesta terça-feira (11), a contratação de segurança privada desarmada e de psicólogos para escolas do estado de São Paulo. A declaração foi feita durante uma visita a Campinas, onde ele acompanhou o início das obras do sistema de drenagem da avenida Brasil, uma importante via da cidade.
“Vamos contratar equipes de segurança privada nas escolas para criar vínculos, segurança desarmada para monitorar o ambiente. [Além de], aumentar as rondas policiais. A patrulha escolar será reforçada”, afirmou o republicano, que não ofereceu detalhes do plano.
O governo estadual também pretende aprimorar o trabalho de inteligência da polícia por meio do monitoramento das redes, para antecipar possíveis novos ataques, como o que ocorreu na Escola Estadual Thomázia Montoro, em 27 de março.
A Polícia Civil conseguiu identificar 279 planos de possível ataque a escolas no período de apenas uma semana, após o atentado à E.E. Thomázia Montoro. Os casos foram registrados tanto no ambiente virtual quanto no escolar.
