O Cemitério da Consolação encerrará o ano com um passeio noturno especial na póxima sexta-feira 13. A atividade, com início às 19h15, na Capela do cemitério, terá duas horas de duração e promete uma imersão na história, arte tumular e curiosidades do local.
Promovido pela Consolare em parceria com o projeto O Que Te Assombra?, o passeio levará os participantes a explorar a riqueza artística e histórica do cemitério. O trajeto inclui visitas aos túmulos de figuras notáveis, como Marquesa de Santos, Luís Gama, poeta e jurista reconhecido como patrono da abolição da escravidão; Líbero Badaró, pioneiro da imprensa livre no Brasil, e expoentes do modernismo brasileiro, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
A programação também aborda histórias de devoção popular, com destaque para os milagreiros Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, além de episódios marcantes e lendas urbanas. Entre os destaques estão o crime do Castelinho da Rua Apa, envolvendo os irmãos dos Reis, e a trajetória de Dona Yayá, que viveu seus últimos anos em isolamento.
“Os passeios noturnos oferecem uma nova perspectiva do Cemitério da Consolação, misturando história, arte e memória coletiva. Este último passeio do ano, na simbólica sexta-feira 13, é uma oportunidade para os participantes vivenciarem o espaço de forma ainda mais especial”, explica Thiago de Souza, idealizador do projeto O Que Te Assombra?.
A historiadora Viviane Comunale reforça o papel pedagógico e cultural da experiência: “Mais do que um passeio, é uma aula de história e patrimônio, onde o público pode se conectar com os valores e as narrativas de quem ajudou a construir a cidade e também o país.”
Desde agosto de 2023, os passeios noturnos no Cemitério da Consolação têm ocorrido mensalmente, sempre com grande procura. Para esta edição, os ingressos estão limitados a 130 participantes.