São Paulo, 27 de maio de 2025 – Nesta terça-feira (27/05), Insper e iFood realizaram evento para discutir e apresentar o potencial do acesso aos dados do iFood para a comunidade acadêmica, no contexto da parceria firmada em novembro do ano passado e com foco em promover estudos de interesse público a partir da disponibilização do acesso de pesquisadores a dados desagregados da plataforma, por meio das Salas Seguras do Centro de Dados e IA do Insper. O objetivo do acordo é a produção de estudos e pesquisas fundamentados em evidências, trazendo análises mais embasadas sobre perfil e trabalho dos entregadores de aplicativo. Com tema Parcerias que Transformam: Dados e Pesquisa para Cidades em Movimento, a iniciativa reuniu mais de 70 participantes e aconteceu na sede do Insper, na capital paulista.
Participaram das discussões os especialistas: Sérgio Avelleda, coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper, que inclui o Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável; Cristine Pinto, diretora de Pesquisa do Insper; Adriano Borges, coordenador acadêmico do Centro de Estudos de Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper; Suelane Garcia Fontes, coordenadora técnica do Centro de Dados e IA do Insper; Luciana Arjona, coordenadora executiva do Centro de dados e IA do Insper, Helena Carvalho, coordenadora do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável; Débora Gershon, diretora de Políticas Públicas e Economia do iFood; Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood; Marina Merlo, gerente de Políticas Públicas do iFood; Marcela Costa, consultora de desenvolvimento de negócios da Motiva; entre outros representantes do iFood e Insper.
Debora Gershon, diretora de políticas públicas e economia do iFood, destaca que a parceria iFood e Insper tem como objetivo qualificar as discussões sobre políticas públicas voltadas para entregadores de aplicativo, por meio de pesquisas e análises baseadas em evidências e dados inéditos da plataforma. “A Sala Segura do Insper amplia e desburocratiza o acesso da comunidade acadêmica a dados administrativos do iFood, reforçando a política de transparência e de fomento do debate da empresa. Assim, estamos colaborando com a produção de conhecimento sobre o trabalho intermediado por plataformas digitais, incentivando a produção de pesquisas acadêmicas baseadas em evidências e que resultam no aumento da nossa compreensão sobre essa nova dinâmica de trabalho. Isso possibilita a formulação de políticas públicas mais robustas e eficazes”, disse.
A executiva do iFood ressalta que a Sala Segura faz parte de uma política do iFood que tem como missão ampliar a transparência e o diálogo da empresa com a sociedade, o governo e a academia. “O Termo de Cooperação possibilitará a produção de pesquisas acadêmicas promovidas ou intermediadas pelo Insper, como novos estudos e pesquisas sobre ganhos dos entregadores, horas trabalhadas/engajamento e tendências de dedicação à plataforma, impactos das iniciativas de educação do iFood na jornada dos entregadores, como Meu Diploma do Ensino Médio e Decola; além dos impactos da atividade do iFood no trânsito e o impacto do Decola na jornada dos entregadores que atuam nos restaurantes parceiros do app”.
“O Insper é uma instituição de pesquisa muito orientada à análise de dados e à produção de evidências científicas que ajudem a melhorar as políticas públicas, as empresas e o desenvolvimento do país. Dados são um insumo fundamental para a nossa pesquisa, e empresas de tecnologia, como o iFood, podem ser importantes parceiros nesse sentido. Estamos hoje utilizando os dados de rotas dos entregadores em uma pesquisa sobre segurança viária em São Paulo. Nossa análise é totalmente independente e baseada em métodos científicos, mas sem essa parceria e o acesso aos dados do iFood, teríamos menos insumos para produzir uma pesquisa mais robusta e relevante para a sociedade”, afirma Adriano Borges, coordenador acadêmico do Centro de Estudos de Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper.
Para Suelane Garcia Fontes, coordenadora técnica do Centro de Dados e IA do Insper, o Centro de Dados e IA do Insper (CDIA) tem como missão apoiar a pesquisa orientada por dados, oferecendo um ambiente seguro para o acesso e a análise de informações sensíveis. “Nossas salas seguras, desenvolvidas conforme padrões internacionais de segurança e governança de dados, democratizam o acesso a dados para fins de pesquisa, permitindo que pesquisadores do Brasil e do exterior utilizem informações de instituições públicas e privadas, parceiras do CDIA, com responsabilidade e proteção adequadas. A parceria com o iFood representa um avanço importante nesse caminho, ao reunir esforços em prol da ciência baseada em evidências, fundamento essencial para decisões mais qualificadas e políticas públicas mais assertivas. Esperamos que essa iniciativa não apenas amplie as oportunidades de pesquisa, mas também inspire outras organizações a contribuírem para o fortalecimento da produção científica orientada por dados.”
Sobre a parceria Insper e iFood
O acordo entre Insper e iFood foi articulado pelo Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper, a partir de uma atividade de campo dos alunos de um curso de férias que os levou à sede do iFood, e possibilitará a produção de pesquisas acadêmicas, com análises aprofundadas e específicas envolvendo ganhos por hora trabalhada dos entregadores, horas de trabalho dedicadas à plataforma e velocidade em rota na cidade de São Paulo, além dos impactos das iniciativas de educação do iFood voltadas para esses profissionais, entre outras possibilidades.
A aproximação do Insper com o iFood se iniciou em julho de 2024, quando os alunos do curso de férias Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável visitaram a sede da empresa para conversar sobre segurança viária e suas políticas nessa área, além do uso de dados para defini-las dentro da companhia. A partir dessa colaboração, surgiu a proposta de o iFood compartilhar seus dados. A segurança com que hoje o Insper pode receber esses dados de parceiros foi fundamental para o fechamento do acordo de parceria.
Com a parceria, pesquisadores de diversas instituições poderão acessar dados coletados e tratados pelo iFood nas Salas Seguras do Centro de Dados e IA do Insper. Esse centro possui um comitê responsável por avaliar e aprovar solicitações de uso dos dados para projetos de pesquisa. Após a aprovação, os pesquisadores têm acesso, em ambiente seguro, a dados desagregados da plataforma – como por exemplo informações sobre ganhos e horas trabalhadas dos entregadores.
Tais espaços são especialmente projetados para garantir a máxima segurança no acesso a dados sensíveis com finalidade de pesquisa. Esses ambientes são equipados com tecnologias avançadas e medidas rigorosas de controle de acesso para proteger contra ameaças físicas e digitais. Para acessar tais dados, o pesquisador deve submeter seu projeto de estudo no site do Centro para avaliação. O Termo de Cooperação do iFood com o Insper está em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Portal de Dados iFood
Em setembro de 2024, o iFood lançou o Portal de Dados, painel virtual que disponibiliza informações inéditas sobre entregadores-nuvem cadastrados na plataforma. O Portal de Dados iFood está disponível no site iFood News e faz parte da Editoria de Estudos e Pesquisas. Ele mostra dados médios de entregadores para a sociedade, trazendo transparência sobre temas de interesse público. Agora, com a Sala Segura em parceria com o Insper, avança para fornecer dados desagregados exclusivamente para pesquisadores, com o objetivo de fomentar estudos.
Sobre o Insper
O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que tem como visão ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas, Tecnologia e Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Direito, Economia, Engenharia e Ciência da Computação), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. A escola tem as certificações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), Association of MBAs (AMBA) e EFMD Quality Improvement System (EQUIS).
Acesse o site do Insper www.insper.edu.br e acompanhe as páginas do Insper nas redes sociais para atualizações sobre nossa programação: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube.
Mais informações:
InPress Porter Novelli – insper@inpresspni.com.br
Eric Fujita – 11 99150-2253
Robson Bertolino – 11 98261-8081
Rogério Gama – 11 99902-9772
Vinicius Vilas Boas – 11 95093-4951
Insper – assessoriadeimprensa@insper.
Damaris Rota – 11 97464-2896
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.
Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 120 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 360 mil entregadores conectados, 380 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em mais de 1.500 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.
Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.ifood.com.br
Contatos: imprensa@ifood.com.br – ifoodnewsbrasil / iFood News