Início Polícia Carnaval: esquema de segurança da Polícia de SP tem mais de 5...

Carnaval: esquema de segurança da Polícia de SP tem mais de 5 mil agentes nos blocos de rua e Sambódromo neste sábado (14)

Neste sábado (14), as forças de segurança do Estado de São Paulo continuam com o esquema especial de policiamento para o Carnaval, dando continuidade às ações preventivas e de resposta rápida iniciadas no início da folia. O objetivo das operações é proteger os foliões, garantir a ordem pública e intensificar a prevenção e repressão a crimes durante todo o período.

A Polícia Militar manterá reforço diário com 5,2 mil policiais e 2,5 mil viaturas, aeronaves, drones e câmeras do Programa Muralha Paulista para monitoramento em tempo real de grandes aglomerações, com transmissão para as centrais de comando e controle dentro do Copom. Além disso, concentra o maior efetivo já empregado no Anhembi para garantir a segurança do público e escolas.

O policiamento nas ruas está organizado para atuar de forma integrada nas áreas com megablocos, blocos de rua e pontos de grande circulação de pessoas, com foco na prevenção de furtos e roubos – especialmente de celulares – e demais crimes.

Ações especializadas da Polícia Civil, com apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) e agentes à paisana infiltrados, reforçam a presença em locais com maior fluxo de foliões. Além disso, a Instituição prossegue com atendimento reforçado ao público nas delegacias, investigações qualificadas e plantões em todo o estado, incluindo unidades do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e demais delegacias especializadas, com foco em públicos vulneráveis e no combate à discriminação.

A Delegacia Eletrônica segue disponível para o registro de boletins de ocorrência, inclusive em inglês e espanhol, facilitando o atendimento de turistas.

A Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur) também atua com unidade móvel posicionada em ponto estratégico para orientar foliões e registrar ocorrências.

As forças de segurança reforçam a orientação à população para que, em caso de situações de risco ou necessidade de apoio, utilizem os canais oficiais de atendimento do Governo do Estado e acionem as equipes nas ruas ou via 190.

Reforço no combate à violência contra a mulher e à discriminação

Uma das prioridades do plano de segurança é também a proteção de mulheres. Para isso, policiais militares femininas estão dedicadas ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual, com ações integradas à Cabine Lilás, enquanto a Polícia Civil intensifica ações contra violência de gênero com a utilização de uma Delegacia de Defesa da Mulher – DDM Móvel.

O esquema especial da Polícia Militar conta com policiais militares femininas dedicadas ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual e à prisão de agressores. As equipes atuam em contato direto com a Cabine Lilás, do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), responsável pelo monitoramento de ocorrências de violência contra a mulher.

Durante todo o período, a Polícia Civil reforça o combate a violência contra a mulher e atos de discriminação, além de ações voltadas à proteção de grupos vulneráveis. As delegacias do DHPP funcionam normalmente, com atenção especial às unidades especializadas e ao Grupo de Assessoramento de Local de Crime (Geacrim), ampliando a capacidade de resposta em ocorrências sensíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui