PF apura crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26/3), a Operação Iuris Tantum, visando o combate a crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso.

Em janeiro de 2022, um homem foi preso em flagrante por descaminho, e também foi apreendido o veículo utilizado para transporte das mercadorias internalizadas ilegalmente.

A fim de evitar o perdimento do veículo, outro indivíduo, se dizendo proprietário do bem, pleiteou a liberação administrativa do veículo apreendido, utilizando-se, para tanto, de contratos e procurações falsificadas.

Na data de hoje, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo dois na cidade de São Paulo/SP e três em Londrina/PR, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Sorocaba/SP.

Não se descarta a possibilidade dos investigados já terem praticado os mesmos tipos de crimes em outros procedimentos policiais para tentar conseguir a liberação de outros veículos apreendidos.

Se condenados, as penas máximas somadas pelos crimes cometidos ultrapassam anos oito anos de reclusão.

O nome da operação remete à qualidade da presunção relativa de veracidade das informações que os documentos possuem, até que se prove serem inverídicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui