Dez pessoas foram presas em Novo Hamburgo (RS), nesta segunda-feira (17), durante uma operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa de alto poder aquisitivo. O grupo é suspeito de planejar ataques e ameaças de morte contra um juiz, delegados e promotores que atuavam em processos contra a facção.
-
Ameaças de Morte: Conversas interceptadas revelaram a intenção dos criminosos de cometer um atentado contra um magistrado e um delegado. Em uma das mensagens, um suspeito afirma: “Se eu descobrisse onde era a casa do juiz. Olha, eu ia acampar para matar ele.” A motivação era frear as investigações.
-
Lavagem de Dinheiro com Luxo: O grupo utilizava o lucro do tráfico de drogas para comprar bens de alto valor, numa tentativa de lavar o dinheiro. Na operação, foram apreendidos sete veículos de luxo, avaliados em cerca de R$ 3 milhões, e contas bancárias foram bloqueadas.
-
Detalhes da Operação: A ação cumpriu 29 medidas cautelares, incluindo sete mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Os presos devem responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e coação no curso do processo. A Polícia Civil e o Ministério Público do RS seguem investigando possíveis desdobramentos em outras cidades.
