Programa Brasil MAIS, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fortalece o combate a crimes ambientais com tecnologia de ponta

Foto de Kelly Pexels

São Paulo, outubro de 2025 – O Programa Brasil MAIS, uma iniciativa financiada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), revoluciona a forma como as instituições de segurança combatem crimes ambientais e outros ilícitos no país. Ao monitorar diariamente mais de 8,5 milhões de km² do território brasileiro, a plataforma aumenta a assertividade e a agilidade de órgãos de segurança e outras instituições em todo o Brasil.

 

A iniciativa já conecta mais de 640 instituições públicas, que formam a RedeMAIS, uma rede nacional de cooperação que potencializa o compartilhamento de informações e inteligência. Por meio do Programa, os usuários da rede têm acesso a imagens de satélite diárias de alta resolução, alertas de detecção de mudanças e relatório analíticos. Os dados são disponibilizados em uma plataforma web simples e intuitiva, permitindo que as equipes de escritório e de campo tomem decisões mais rápidas e precisas.

 

Confira o depoimento de algumas das instituições que já sentem o impacto positivo do uso da tecnologia no dia a dia.

São Paulo amplia prevenção de incêndios e combate a crimes rurais

A Polícia Militar Ambiental de São Paulo encontrou no Programa um aliado estratégico para ampliar o alcance das ações preventivas e investigativas.
“Nosso geopatrulhamento depende de imagens diárias. A resolução temporal da RedeMAIS permite prevenir incidentes, planejar ações com segurança e até identificar mudanças rápidas no uso do solo, o que encurta investigações e responsabiliza infratores”, explica o Capitão Alonso Silva, comandante da 2ª Companhia do 4º Batalhão da PM Ambiental de São Paulo.

Paraná aumenta eficiência na fiscalização ambiental

No Paraná, o Batalhão de Polícia Ambiental da PM-PR incorporou as ferramentas disponibilizadas pelo Programa para otimizar a alocação de equipes e reduzir deslocamentos improdutivos.

 

“A RedeMAIS mudou nossa lógica de fiscalização: começamos a priorizar os grandes desmatamentos e áreas sensíveis, como unidades de conservação. Com alertas e séries históricas de imagens, direcionamos equipes onde o risco é maior e reduzimos deslocamentos improdutivos, aumentando a efetividade das operações”, afirma a tenente Motta, do Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná.

Minas Gerais intensifica ações e amplia provas contra infratores

Em Minas Gerais, o Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente tem utilizado a plataforma para potencializar fiscalizações e transformar denúncias isoladas em operações mais amplas.
“Antes do Brasil MAIS, às vezes você tinha uma denúncia em um município distante, mas não sabia que próximo dali poderia haver outras intervenções. Hoje conseguimos direcionar de forma mais efetiva e, no mesmo deslocamento, atender várias demandas”, explica o Tenente Élber, comandante de pelotão do interior do Estado. “Muitas vezes, o infrator tenta alegar que o desmatamento não foi feito por ele ou que ocorreu há muito tempo. Mas, com a imagem, é possível comprovar datas e detalhes. Isso desestimula a prática e dá segurança às ações”.

Belo Horizonte reforça combate a ocupações irregulares

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCM-BH) utiliza a plataforma para monitorar áreas de preservação e agir de forma preventiva contra ocupações irregulares, mineração clandestina e queimadas.

“Com a RedeMAIS, passamos a monitorar o território – que é extenso – por satélite, usando alertas para priorizar supressão de vegetação, cicatrizes de queimadas, edificações e mineração irregular. Ela traz o ganho operacional de conseguirmos planejar com imagens reais o que está acontecendo, dimensionando o tamanho do problema, para, então, fazer o empenho de forma correta”, diz Crislem Martins, chefe do Departamento de Meio Ambiente da GCM de Belo Horizonte.

Goiás fortalece perícias ambientais com apoio de imagens diárias

Em Goiás, a Polícia Científica utiliza a tecnologia para qualificar laudos e agilizar investigações.

“Usamos a RedeMAIS desde 2021. As imagens diárias são centrais nos laudos de perícia ambiental: ajudam a reconstruir o histórico de uso do solo e a planejar a ida a campo, especialmente em áreas extensas e complexas”, explica Luana Prado Moraes, coordenadora da célula de perícias ambientais da Polícia Científica de Goiás. “As imagens de satélite foram decisivas para identificar a origem do fogo e sustentar a perícia”.

Sobre o Programa Brasil MAIS

O Programa Brasil MAIS é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública que visa promover a cooperação e o compartilhamento de tecnologias, metodologias e dados atualizados entre os órgãos de segurança pública do país. A adesão é gratuita para todas as instituições públicas interessadas em fortalecer suas ações de monitoramento e fiscalização territorial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui