Roubos caem 61% e vão ao menor índice em 1 semana no centro de São Paulo

Os bairros dos Campos Elíseos e Santa Cecília, que compreendem o fluxo de cenas abertas de uso de drogas na área central de São Paulo, registraram o menor índice de roubos em uma semana desde o início do monitoramento iniciado pelo Governo de São Paulo há um ano, por meio da Secretaria da Segurança Pública.

No levantamento feito entre os dias 15 e 21 de abril, foram 47 roubos notificados na área, queda de 61% na comparação ao mesmo período do ano passado, quando houve 120 delitos. Foi a primeira vez que o número deste tipo de ocorrência ficou abaixo dos 50 casos na comparação semanal.

O menor índice de roubos em uma única semana havia sido registrado também neste mês, entre os dias 1º e 7 de abril, e também entre os dias 19 e 25 de fevereiro deste ano, com 55 registros.

Já os furtos tiveram queda de 23% na região e foram de 209 no ano passado para 161 nas ocorrências registradas entre 15 e 21 de abril. A redução ainda é mais expressiva e vai a 47% na comparação aos registros do período em 2022, quando houve 302 casos.

Desde o início do monitoramento semanal na gestão do governador Tarcísio de Freitas, os crimes patrimoniais nos Campos Elíseos e Santa Cecília têm tendência de queda. Entre as medidas implementadas pelo Governo do Estado, estão o reforço do patrulhamento ostensivo com mais de 400 policiais militares nas ruas e outros 700 agentes para a atividade delegada em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

A Secretaria de Segurança Pública também vem promovendo sucessivas operações das Polícias Civil e Militar para combater o tráfico de drogas e prender criminosos que atuam no fluxo de cenas de uso. No primeiro bimestre de 2024, foram 599 prisões, 19% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Houve ainda apreensão de 82 quilos de drogas em janeiro e fevereiro, em total seis vezes maior que o do primeiro bimestre de 2023.

O investimento do Governo de São Paulo em tecnologia e sistemas de inteligência também foi ampliado para aumentar a capacidade policial de monitoramento e pronta resposta às ocorrências criminais.

Além disso, a gestão estadual inaugurou três novas companhias da PM no centro da capital. Uma delas é a sede própria da 3ª Companhia da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), do 7º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), no bairro da Aclimação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui