terça-feira, fevereiro 3, 2026
Início Prefeitura de São Paulo Em noite de frio intenso, tendas da Operação Baixas Temperaturas registram mais...

Em noite de frio intenso, tendas da Operação Baixas Temperaturas registram mais de 22,8 mil atendimentos

Intensificando os trabalhos para atender a população mais vulnerável nos dias mais frios, a Prefeitura de São Paulo registrou 22.819 atendimentos nas dez tendas da Operação Baixas Temperaturas (OBT) na noite de quarta-feira (30/07). Com funcionamento das 18h à 0h, os espaços oferecem atendimento direto, distribuição de itens essenciais e encaminhamento para os serviços de acolhimento.

Durante os trabalhos nas tendas nesta quarta (30), foram distribuídos ao todo 76.837 itens, sendo: 6.884 sopas, 7.600 pães, 2.625 chás, 5.200 chocolates quentes, 50.350 copos e garrafas de água, além de 4.178 cobertores.

A ação na última noite também atendeu 64 pessoas acompanhadas de seus pets, totalizando 64 animais atendidos. Foram distribuídos 55 potes de ração e aplicadas 7 vacinas.

Sempre que a temperatura atinge 13 °C ou menos, as dez tendas são acionadas em pontos estratégicos da cidade, com distribuição de alimentos como sopa, pão, chocolate e chá quentes, água e cobertores.

Abordagem e acolhimento

Orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) também oferecem acolhimento na rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo, a maior da América Latina, com aproximadamente 27 mil vagas distribuídas em 378 serviços, como hotéis sociais, centros de acolhida e Vilas Reencontro.

Durante o período da Operação Baixas Temperaturas, também está sendo oferecido atendimento em quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), com pernoite, banho e refeições.

Além disso, a OBT mobiliza diariamente equipes do SEAS, que percorrem os territórios oferecendo acolhimento nos serviços da rede.

Se a pessoa em situação de rua aceitar a oferta de acolhimento, ela será encaminhada para um dos equipamentos da rede socioassistencial da Prefeitura. É sempre respeitada a tipologia dos acolhidos (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos serviços, os atendidos contam com espaços para pernoite, banho e refeições como jantar e café da manhã.

A população também pode ajudar

Nos dias mais frios, a ajuda da população faz toda a diferença. Ao ver alguém em situação de rua, qualquer cidadão pode ligar gratuitamente para o 156 e informar o endereço e o número aproximado do local onde a pessoa está. É importante dar alguns detalhes sobre a vestimenta para que as equipes possam localizá-la com mais rapidez.

Endereços das tendas
Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
Região Leste – Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, sob o viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

Previsão do tempo

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a semana será marcada por temperaturas baixas, principalmente nas madrugadas, em decorrência da permanência da massa de ar frio e seco.

Na sexta-feira (01), o cenário atmosférico não muda muito, mas as mínimas começam a subir gradativamente, com valores em torno de 10°C na madrugada e máxima de 22°C nas primeiras horas da tarde, o que diminui um pouco a sensação de frio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile