terça-feira, fevereiro 3, 2026
Início Prefeitura de São Paulo Prefeitura promove festival de bateria no Tendal da Lapa no próximo domingo...

Prefeitura promove festival de bateria no Tendal da Lapa no próximo domingo (14)

A Prefeitura promove, no próximo domingo (14), o festival “Bateria Nota 10 da Várzea” no Centro Cultural Tendal da Lapa (R. Guaicurus, 1.100 – Água Branca, São Paulo), na Zona Oeste. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado das 10h às 14h.

A disputa reúne 12 baterias comandadas por torcedores de futebol amador, que apresentam seu trabalho e disputam troféus que variam de acordo com a categoria. As apresentações serão avaliadas por uma equipe de jurados com experiência em música e cultura popular  e, ao final do concurso, serão premiadas as três baterias melhor colocadas.

O projeto foi criado com o objetivo de valorizar não apenas as baterias, mas também a cultura e diversas formas de expressões artísticas que giram em torno do futebol de várzea, promovendo o protagonismo periférico por meio da cultura e do esporte.

Os grupos foram selecionados por região e as equipes participantes são Bateria Pegada do Tigre; Batucada do Morro ADC Milianos; Torcida e Bateria Tanque de Guerra; Torcida Nação Azul; Fúria Azul do Bixiga; Torcida Terror da Norte e Torcida Bonde Louco, além do Bonde da Ferradura, Quadrilha Fumaça Azul, Bateria 100% Veneno do Jardim Elba, Torcida Fanáticos e Os Cornetas.

Além das apresentações das baterias de várzea, o domingo terá ainda o comando musical de Pinha Presidente, ex integrante do Exaltasamba, Marcelinho Freitas, ex – integrante do Sem Compromisso e o DJ F. Silva.

Histórias próprias

A várzea é um território rico culturalmente, onde o futebol amador e as manifestações populares se unem e criam um ecossistema próprio de identidade e pertencimento. Nas periferias urbanas, os campos de futebol vão além da prática esportiva, se tornam espaço de encontro, celebração e convivência comunitária.

Cada bateria representa um time amador e carrega a força de suas torcidas. Mais do que música, contam histórias próprias, marcadas pela paixão, pelo pertencimento e pela tradição do futebol de bairro.

Os grupos, que costumam ter em média cem integrantes, criam sua linguagem própria através de ritmos, coreografias, letras e gritos de guerra, que evidenciam a realidade que vivem e o orgulho e paixão que sentem pelo seu time do bairro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile