Processos seletivos e oficinas para mulheres encerram o Agosto Lilás, nesta sexta (29)

Nesta sexta-feira, 29 de agosto, a Prefeitura de São Paulo promove as últimas ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A programação será concentrada no CRCM Eliane de Grammont – R. Dr. Bacelar, 20 – Vila Clementino, com seleção para vagas de emprego e oficinas.

 

As atividades marcam o encerramento da programação do mês, que foi aberta em 6 de agosto na Casa da Mulher Brasileira. A ocasião marcou ainda os seis anos de atuação do programa Tem Saída, administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que auxilia as mulheres, em situação de violência, a conquistar a autonomia financeira.

 

O evento contará com a presença das empresas CBS, Skala e Yakult, que farão processos seletivos em cargos como consultora, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, entre outros. As participantes também poderão verificar as demais vagas ofertadas pelo Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, com mais de 1.800 oportunidades.

 

Oficinas

Durante o dia, quem passar pelo local contará com orientações sobre automassagem com a fisioterapeuta Fernanda Simões Bonilho. O programa de fomento à moda Fashion Sampa, também da Prefeitura de São Paulo, fará atividades com o apoio do estilista Ricardo Almeida, que cederá tecidos para a atividade, reforçando o incentivo à qualificação profissional.

A ação integra os esforços da Prefeitura de São Paulo no enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo oportunidades de emprego, capacitação e atividades de bem-estar.

 

Ações realizadas no Agosto Lilás

Durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania, promoveu diversas ações.

Atividades do Cate Móvel e da Ade Sampa, foram realizadas em locais como Cidade Tiradentes, Itaquera, Brasilândia, Limão e Água Branca. A programação incluiu oficinas de qualificação, rodas de conversa e palestras.

 

Tem Saída

Criado em agosto de 2018, o programa Tem Saída é uma iniciativa de políticas públicas com foco em dar autonomia financeira e empregabilidade para mulheres que sofrem violência doméstica e familiar.
O programa é liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com as secretarias de Segurança Urbana, de Direitos Humanos e Cidadania, e de Assistência e Desenvolvimento Social. Além disso, conta com o apoio de órgãos como o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).
Desde o seu lançamento, o Tem Saída já recebeu 2.591 ofícios de órgãos de justiça. Como resultado, 1.080 mulheres foram cadastradas, e mais de 300 delas já conseguiram uma inserção formal no mercado de trabalho.
A iniciativa também tem a participação de empresas privadas, como Pernambucanas, CBS Serviços, Bonin Engenharia, Diagonal Consultoria e SP Fashion Week. O objetivo é oferecer vagas de emprego exclusivas ou prioritárias, incentivando essas mulheres a sair do ciclo de violência e conquistar independência financeira por meio do trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui