Tem Saída amplia oportunidades para mulheres em situação de violência em 2025

 

O programa da SMDET avançou em diversas frentes neste ano.
 

Ao longo de 2025, o Programa Tem Saída consolidou-se como uma das principais políticas públicas do município voltadas ao acolhimento, orientação e auxílio de mulheres em situação de violência doméstica. Com ações integradas, ampliação da rede de parceiros e presença ativa nos territórios, o programa posicionou-se ainda mais na cidade ao oferecer autonomia financeira e reconstrução de trajetórias.

Um dos marcos do ano foi a renovação do Acordo de Cooperação do Tem Saída, assinado em 31 de março de 2025. O novo termo garantiu vigência de 60 meses, a criação de um Grupo de Trabalho permanente, a entrada formal de novas secretarias na rede e a ampliação do apoio institucional às mulheres atendidas.

Durante o Agosto Lilás de 2025, o Tem Saída realizou um dos maiores mutirões desde a criação do programa. Foram ofertadas mais de 1400 vagas de emprego, com mais de 700 mulheres convocadas e mais de 400 atendimentos presenciais realizados. As oportunidades abrangeram diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais, com salários ultrapassando R$ 4.000.

Novas empresas aderiram formalmente ao programa, entre elas CBS, Grupo Sonda, INMODE, Yakult, Diagonal, Pernambucanas e Skala Soluções, ampliando o leque de oportunidades disponíveis para as vítimas.

Entre as vagas ofertadas ao longo do ano, os cargos com maior demanda no mutirão de 2025 foram auxiliar de limpeza, operadora de caixa, atendente de lojas e mercados e auxiliar de cozinha, refletindo a diversidade de perfis atendidos e a capacidade do programa de dialogar com diferentes setores do mercado de trabalho.

O Tem Saída, também marcou presença nos territórios durante o Agosto Lilás, com ações realizadas em equipamentos como Casa da Mulher Brasileira , CRCM Itaquera, bacelar, Agua Branca, Parelheiros , Cachoeirinha e mais, além do apoio do Cate Móvel e de iniciativas integradas com a rede socioassistencial.

Já durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, o programa promoveu palestras, oficinas, atendimentos e ações de apoio socioemocional, além de encaminhamentos para vagas de emprego de empresas parceiras e da divulgação do Tem Saída em equipamentos como CRCM, CDCM e Centros de Referência LGBTI+, em todas as zonas da cidade de São Paulo.

O Tem Saída avançou no acolhimento de mulheres e na geração de oportunidades profissionais. O programa segue abrindo portas e fortalecendo mulheres paulistanas.

Tem Saída

O programa Tem Saída, lançado em agosto de 2018, é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar.

A ação é liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com as secretarias municipais de Segurança Urbana, de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil – (OAB-SP).

Desde a criação do programa, já foram emitidos mais de 2.400 ofícios por órgãos de justiça solicitando atendimento especializado. Nesse período, 1073 mulheres foram cadastradas no programa, destas mais de 440 beneficiárias estavam formalmente inseridas no mercado de trabalho.

O Tem Saída, conta com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas exclusivas ou prioritárias a elas, como Pernambucanas, Sonda, Yakult CBS Serviços, Diagonal Consultoria, SP Fashion Week, entre outras. Esse conjunto de esforços tem como objetivo incentivá-las a romper o ciclo da violência conquistando sua autonomia financeira por meio do trabalho.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui